1 de fevereiro Santa Brigida

Santa Agnes de Roma

Santa Agnes de Roma

Brígida de Kildare ou Brígida da Irlanda (Brigit, Bridget, Bridgit, Bríd), conhecida na Irlanda como Naomh Bhríde, foi uma religiosa católica irlandesa, freira, abadessa, e fundadora de diversos conventos, que é venerado como santa. É considerada uma das santas padroeiras da Irlanda, juntamente com São Patrício e São Columba. Seu dia e festa é em 1 de fevereiro, o primeiro dia da primavera, que é tradicional na Irlanda.
Ela morreu em Kildare em torno de 525 e foi enterrada em um túmulo na igreja de sua abadia. Depois de algum tempo ela foi transporta para Downpatrick com os restos dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, Patricio e Columba. Seu crânio foi extraído e levado à Igreja de São João Batista de Lisboa, Portugal, por três irlandeses nobres, onde permanece ate hoje. Há uma ampla devoção a ela na Irlanda, onde ela é conhecida como a “Maria do Gael” e seu culto foi trazido para a Europa pelos missionários irlandeses, nos séculos depois da sua morte. Na Bélgica, existe uma capela dedicada a Santa Brígida em Fosses-la-Ville.

A lenda conta que ela fez a cruz e colocou-a no chão ao lado de um homem à morrer, a fim de convertê-lo. É interessante notar que essa lenda não aparece em nenhuma das fontes mais antigas e até hoje sua origem continua perdida na tradição oral.A cruz continua sendo costume em muitas casas, na Irlanda em honra a santa.

A cruz assume muitas formas e é tecnicamente classificada pelos especialistas como um ofício do povo embora as tecnologias utilizadas. Segundo a tradição uma nova cruz é feita cada dia de Santa Brígida(1 de Fevereiro), bem como as antigas são queimada.Alguns acreditam que manter uma cruz no teto é uma boa maneira de preservar a casa de incêndios, que foi sempre uma grande ameaça a casas com construção com madeira.

Fonte: Wikipedia