12 de junho – Enmegahbowh, 1902

John Johnson Enmegahbowh

John Johnson Enmegahbowh, um índio Odawa (Ottawa) do Canadá, foi criado no modo tradicional de Midewiwin de seu avô e da religião cristã de sua mãe. Ele chegou aos Estados Unidos como missionário metodista em 1832. Em determinado momento, Enmegahbowh tentou abandonar o trabalho missionário e voltar para o Canadá, mas o barco sofreu uma tempestade no Lago Superior, proporcionando-lhe uma visão: “Aqui o Sr. Jonah veio antes e disse: ‘Ah, meu amigo Enmegahbowh, eu conheço você. Você é um fugitivo. Você pecou e desobedeceu a Deus. Em vez de ir para a cidade de Nínive, onde Deus lhe enviou para espalhar sua palavra ao povo e você se desviou, para o caminho de Tarsis … ‘”

Enmegahbowh convidou James Lloyd Breck para Gull Lake, onde juntos fundaram a Missão de St Columba em 1852. Mais tarde, a missão foi transferida para a White Earth, onde Enmegahbowh serviu até sua morte em 1902. Indesejado por algum tempo por alguns grupos Ojibway porque ele alertou a comunidade em Fort Ripley, sobre a revolta de 1862, Enmegahbowh foi consistente como um homem de paz, inspirando a missão Waubanaquot (Chefe Nuvem Branca ), obtendo uma paz duradoura entre os povos Ojibway e Dakota.

Enmegahbowh (“Aquele que está diante de seu povo”) é o primeiro sacerdote nativo americano reconhecido na Igreja Episcopal Protestante dos Estados Unidos. Foi ordenado diácono pelo bispo Jackson Kemper em 1859 e presbítero pelo bispo Whipple na catedral de Farbault em 1867. Enmegahbowh ajudou a treinar muitos outros para servir como diáconos em todo o norte de Minnesota. A poderosa tradição do canto do hino Ojibway é um testemunho vivo de seu ministério. Sua compreensão da tradição nativa permitiu-lhe incutir o cristianismo na língua e tradições do Ojibway. Ele viajou incansavelmente por todo o Minnesota e além, participando ativamente do desenvolvimento da estratégia e política de missão da Igreja Episcopal.

Coleta:
Deus Todo-Poderoso, que conduziste o teu povo peregrino de antigamente com fogo e nuvem: Concede que os ministros de sua Igreja, seguindo o exemplo do abençoado Enmegahbowh, possam estar diante do teu povo santo, conduzindo-o com ardente zelo e humildade. Isto pedimos através de Jesus, o Cristo, que vive e reina contigo na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e para sempre. Amém.

Livre tradução REVJBS de https://forallsaints.wordpress.com/2014/06/12/enmegahbowh-presbyter-and-missionary-1902-2/