24 de abril – Sete Mártires da Irmandade Melanésia, 2003

Irmandade da Melanésia e seus 7 Mátires em 2003

A Irmandade da Melanésia é uma comunidade religiosa anglicana de religiosos com votos simples, baseada principalmente nas Ilhas Salomão , Vanuatu , Papua Nova Guiné e Fiji . 

História A Irmandade foi formada em 1925 por Ini Kopuria , um policial de Maravovo, Guadalcanal , Ilhas Salomão . Ele e o Bispo da Melanésia, John Manwaring Steward , realizaram o sonho de Ini formando um grupo de irmãos – conhecido na língua Mota como ‘Ira Reta Tasiu’ – para levar o Evangelho de Jesus Cristo a áreas não cristãs da Melanésia .

Os Irmãos (o’Tasiu ‘, como são conhecidos nas ilhas) foram os responsáveis ​​pela evangelização de grandes áreas de Guadalcanal, Malaita , Temotu e outras áreas das Ilhas Salomão, Big Bay e outros locais em Vanuatu , e a área Popondetta para Papua Nova Guiné .

Estrutura : Após três anos de formação, um noviço é admitido como irmão pelo Arcebispo da Melanésia na qualidade de Pai da Irmandade, ou seu substituto, ou Pai Regional, que é bispo diocesano na função de Pai Regional da Irmandade . Esta admissão ocorre geralmente no domingo mais próximo da festa de São Simão e São Judas Tadeu (28 de outubro) em um dos três locais regionais. 1

O Irmão Maior é o líder de toda a Fraternidade e tem sua sede na Casa Mãe de Tabalia, que é o local cedido por Ini Kopuria no noroeste da Ilha de Guadalcanal . Três irmãos mais velhos regionais auxiliam o irmão mais velho e trabalham supervisionando o ministério dos irmãos nas três regiões das Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, com base em Popondetta, e em Tumsisiro, a leste de Ambae , Vanuatu.

Cada um dos três centros regionais supervisiona a vida e a missão dos irmãos das Seções – que são coordenadas com as dioceses da Igreja da Melanésia. As Seções são dirigidas por um Irmão Mais Velho da Seção. Sob as Seções estão os Lares, que são liderados por um Irmão mais velho, e sob os Lares há comunidades relativamente pequenas de 3 a 6 irmãos nas Casas de Trabalho, que são lideradas por um Irmão responsável. Abaixo das Casas de Trabalho estão as Casas Móveis sem irmãos em tempo integral. As casas móveis têm dois ou mais irmãos e podem se tornar casas de trabalho.

Cada Casa Móvel, Casa de Trabalho, Seção, Região e toda a Fraternidade tem seu próprio capelão, responsável pela celebração diária da Missa e pela vida espiritual dos irmãos a seu cargo. Você pode ou não ser um membro da Irmandade.

Ciclo de vida diária : Os Irmãos seguem um ciclo de seis partes diárias do Ofício e Eucaristia, consistindo de Primeiro Ofício (Prime), Oração da Manhã, Missa, Ofício da Manhã (Terceiro), Ofício do Meio-dia (Sext), Ofício da Noite (Nenhum), Ofício da Noite e Último Ofício ( Completas). O texto para a oração da manhã, a Eucaristia e a oração da noite são do Livro de Orações Inglês da Melanésia, ou suas alternativas autorizadas, as horas menores são ofícios simples na tradição do “ofício da catedral” em vez dos monges, e do Angelus ( ou Regina Coeli ) a devoção é orada diariamente.

Eles seguem os conselhos evangélicos sob os votos de pobreza , celibato e obediência . Eles passam três anos como noviços e depois fazem seus votos por períodos de cinco anos, que são renováveis. 1 A constituição da irmandade permite que alguns irmãos façam votos perpétuos, mas a maioria dos irmãos serve de sete a vinte anos e é desobrigada. O irmão libertado retorna ao mundo, geralmente encontra uma esposa e retoma sua vida como um cristão leigo em sua aldeia.

Vários irmãos, porém, e muitos outros ex-irmãos são ordenados ao diaconato ou sacerdócio . Embora seja chamada de Fraternidade Melanésia, há muitos irmãos que são das ilhas da Polinésia e vários filipinos e europeus se juntaram à comunidade.

Construção da Paz: Durante a «tensão étnica» de 1999-2000 nas Ilhas Salomão, a Irmandade participou nos esforços de pacificação que conduziram depois de acaloradas discussões, ao Acordo de Paz de Townsville de outubro de 2000. Logo recolheram armas dos combatentes e  as lançaram em alto mar.

Um líder rebelde, Harold Keke , falhou em honrar o acordo e continuou a causar problemas. O irmão Nathaniel Sado, que conhecia Keke, discutiu com ele, mas não voltou. Em 23 de abril de 2003, seis irmãos foram investigar relatos de que Keke havia assassinado o irmão Nathaniel, e eles não voltaram. Poucos relatórios indicaram que Keke os estava mantendo como reféns, mas em 8 de agosto de 2003, o Comissário de Polícia foi capaz de informar a Irmandade que todos os seis haviam morrido. Keké e seus homens se renderam vários dias depois, e os corpos dos sete irmãos foram exumados e levados de volta para Honiara para sua autópsia. O irmão Nathaniel foi torturado por vários dias antes de morrer, três dos outros foram baleados na chegada e os outros três foram torturados e fuzilados no dia seguinte. Os corpos foram enterrados em Tabalia em 24 de outubro de 2003.

Em 20 de fevereiro de 2004, o Primeiro Ministro de Fiji , Laisenia Qarase , entregou à Fraternidade o primeiro prêmio na categoria regional do IV Prêmio de Direitos Humanos do Pacífico “por seu sacrifício além de seu dever de proteger os vulneráveis ​​e construir a paz e segurança nas Ilhas Salomão durante o conflito civil e a reconstrução pós-conflito.

Em 3 de agosto de 2008, os sete mártires da Fraternidade Anglicana Melanésia foram homenageados durante a missa de encerramento da Conferência de Lambeth na Catedral de Canterbury . Seus nomes foram acrescentados ao livro contemporâneo dos mártires e colocados, junto com um ícone, no altar da Capela dos Santos do Nosso Tempo. No final da Eucaristia, os bispos e outras pessoas vieram rezar em frente ao pequeno altar da capela. Agora seu ícone está na Catedral como uma lembrança de seu testemunho de paz e do caráter multiétnico do Anglicanismo Global.

 

Outras atividades: Annelin Eriksen e Knut Rio sugerem que a Fraternidade Melanésia é “dedicada a resolver problemas espirituais, demoníacos e relacionados à feitiçaria”. Observe que os irmãos usam túnicas e uniformes pretos “e” têm uma equipe poderosa que é altamente respeitada e amplamente conhecida por fazer milagres “

 

Fonte: Livre tradução e adaptação do Revdo. JBS a partir do texto da https://es.wikipedia.org/wiki/Hermandad_de_Melanesia