26 de janeiro – Timóteo, Tito e Silas

Timoteo e Tito26 de janeiro: Timóteo e Tito

Seus nomes estão associados aos primeiros passos da Igreja no mundo.

Paulo tinha predileção por eles, pois o serviram fielmente. A fim de que desempenhassem melhor os seus trabalhos, o Apóstolo lhes escreve três cartas, que hoje figuram no Novo Testamento.

Timóteo era natural de Listra de Licaônia. Seu pai era gentio e sua mâe, Judia. Timóteo foi educado na lei de Moisés e , provavelmente, Paulo o batizou durante sua primeira estada em Listra. A partir de então, Timóteo acompanhará a Paulo em suas Viagens apostólicas pelo Oriente. Finalmente, o Apóstolo o chama a Roma, para que o assista em seus últimos momentos, pois já sente a proximidade do martírio. Quando vier, escreve Paulo a Timóteo, “traga a capa que deixei em Troâde, em casa de Carpo”. Apóstolo sente o frio da solidão: “todos em abandonaram!”, e entrega a Timóteo a missão da pregação e da evangelização.
Timóteo foi bispo de Éfeso, onde provavelmente morreu martirizado em 95 d.C.
Quando a Tito, Paulo o Chamava de meu verdadeiro filho segundo a fé comum. Ignoramos seu nascimento. Pode ter sido antioqueno ou grego. Porém, sabemos com certeza que estava junto ao Apóstolo em sua famosa viagem a Jerusalém. Ali, Paulo se nega a permitir que circuncidem a Tito, com símbolo da liberdade diante da lei de Moisés, já cumprida por Jesus Cristo em favor dos gentios. A tradição reza ter sido Tito o primeiro bispo de Creta.
O Novo Testamento conserva duas cartas de Paulo a Timóteo e uma a Tito, nas quais lhes transmite instruções sobre a evangelização dos judeus e pagãos e sobre como devem fazer para melhor pregar o Evangelho.

http://www.catolicanet.com/    http://www.mundocatolico.org.br/Evangelho/evansx260107.htm

barra16

 

Silas,_apostleSilas “Silas, contração do nome Silvanus

Distinto membro da igreja apostólica de Jerusalém. Em companhia de São Paulo, foi a Antioquia levar aos cristãos desta cidade as decisões do concílio de Jerusalém, At.15:22,27,32. Quando o apóstolo Paulo dispensou a companhia de Marcos, na segunda viagem missionária, partindo com Barnabé, escolheu a Silas para fazer parte de sua missão, v.40. Ambos foram encarcerados em Filipos, 16:19, 25, 29. Silas achava-se em companhia de Paulo, quando se levantou o tumulto contra eles em Tessalônica, 17:4. Retirando-se Paulo para a patê do mar,, Silas e Timóteo ficaram ali, v.14. Ambos tiveram de seguir para Atenas acudindo a um chamado urgente de Paulo, v.15, MS parece que não subiram com ele senão para chegar a Corinto, 18:5. Nesta cidade, Silas prestou valioso auxílio ao trabalho de Paulo, 2Coríntios 1:19. A mesma pessoa familiarmente designada pelo nome de Silas nos Ato, tem o nome de Silvano nas epístolas. O seu nome aparece, juntamente com o de Paulo e Timóteo nas duas epístolas aos Tessalonicenses, 1Ts:1:1; 2Ts.1:1. Possivelmente, ele é o mesmo Silvano que foi portador da primeira epístola de São Pedro, IPe 5:12”. Dicionário da Bíblia, John D. Davis, 1977.