28 de outubro – São Simão e São Judas, Apóstolos

sao-simao-e-sao-judas28 de Outubro – São Simão e São Judas, Apóstolos

a) Simão foi um dos discípulos de Jesus Cristo, conhecido como “Simão, o Cananeu” de acordo com o Livro de Mateus e como “Simão, o Zelote” no Livro de Lucas 6:15 e Atos 1:13.
A palavra grega Cananeu e a palavra Zelote derivada do aramaico significam a mesma coisa: “zeloso”. Supõe-se por esse apelido que Simão pertencia à seita judaica conhecida como zelotes.
O momento no qual se ocorreu o chamamento de Simão para se unir aos apóstolos não é muito claro na Bíblia. Sabe-se apenas que foi convidado ao mesmo tempo que André, Pedro, Tiago, João, Judas Iscariotes e Tadeu (Mateus 4:18-22).
Não se sabe ao certo qual o ministério de Simão posteriormente

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

São Judas é um santo Cristão e um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus e Judas Lebeus. Ele é também conhecido como São Tadeu , soletrado como “Thaddæus” ou “Thaddaeus” em diferentes versãoes da Bíblia. Ele não deve ser confundido com Judas Escariote  que traiu Jesus e mais tarde (Segundo Mateus) cometeu suicídio.

São Judas foi um irmão de São James (Tiago) o Justo, e um parente de Jesus (veja também Judas, irmão de Jesus). Marcos 6:3 declara sobre Jesus: “Não é esse o carpinteiro? Não é esse o filho de Maria e o irmão de James (Tiago), José, Judas e Simão? Não são essas suas irmãs conosco?”
Nos Atos de Tomás, um dos Novo Testamento, escrito na Síria no início do século 3, ele foi identificado como Judas Tomás, que é o nome completo do apóstolo Tomás, segundo a tradição síria. Judas, sendo São Judas, é suposto na visao da Igreja Apostólica Armenia, ter levado o Cristianismo à Armenia. Judas é o santo patrono das causas desesperados de das causas perdidas na Igreja Católica Romana.
O símbolo de São Judas é um machadinho. Ele é também geralmente apresentado em icons com uma flama ao redor de sua cabeça. Essa flama representa a presença do Pentecoste, quando ele recebeu o Espírito Santo, junto com os outros apóstolos.
As vezes ele é representado segurando um machado, por sua morte ter ocorrido por essa arma. Em alguns casos ele é mostrado como um rolo ou livro (seu epístolo) ou segurando uma régua de carpinteiro.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.