4 de junho – William Cabell Brown

willian cabell brown

4 de junho:
WILLIAM CABELL BROWN

A notícia de que a Igreja no Brasil estava sendo bem aceita e apresentando progressos despertou o desejo de outros virem ajudar Morris e Kinsolving. Entre os que estavam terminando o curso no Seminário de Virginia, dois se decidiram pelo Brasil: William Cabell Brown e John Gaw Meem. Já ordenados ao diaconato e também ao Presbiterado, embarcaram chegando ao Brasil em 20 de outubro de 1891. Acompanhava-os, também, a Prof Miss Mary Packard, filha do Reitor do Seminário de Virgínia. Brown, antes de partir, contraiu matrimônio com Ida Dorsey. Além do curso no Seminário, Brown fez também curso de Direito na Universidade de Virgínia. Logo após ter chegado ao Brasil foi nomeado Pároco da Igreja do Salvador em Rio Grande. Em 1893 Brown e Morris criaram o Estandarte Cristão. Desde o começo da Igreja no Brasil usavam-se na liturgia apenas porções do Livro de Oração Comum traduzidas e adaptadas. Quando o Rev. Ricardo Holden, em 1859, tentou introduzir a Igreja Episcopal no Brasil, tendo estado no Pará e depois em Salvador na Bahia, traduziu o L.0.C. para o português, porém, não resistindo às perseguições, transferiu-se para Portugal.
Anos depois o Bispo Kinsolving em uma viagem à Europa, encontrou por acaso, num “sebo” em Lisboa, os 2 volumes únicos existentes do L.0.C. em português, comprando-os, e hoje se encontram no Arquivo da Igreja em Porto Alegre.
Voltando à  necessidade de um Livro de oração para uso do povo, foi nomeada uma comissão composta do Rev. Brown e Rev. Cabral para traduzir do original americano um L.0.C. em português. Assim, em 1898, surge o primeiro L.0.C. para uso da Igreja Episcopal no Brasil, impresso nos Estados Unidos.
Em 15 de junho de 1903 foi solenemente inaugurado em Rio Grande o nosso Seminário Teológico, tendo anexo ao mesmo um curso preparatório. O Rev. Dr. Brown foi escolhido como Reitor. Antes do Seminário os candidatos eram preparados pelos missionários. Em setembro de l906 o Rev. Brown foi transferido para o Rio de Janeiro e ali realizou o primeiro culto da Igreja Episcopal, no templo da Igreja Anglicana, em 31 de março de 1908. Em fevereiro de 1909 ele instala a Capela do Redentor, em sala adaptada na rua Haddock Lobo. Até então, as duas conhecidas traduções da Biblia, Figueredo e Almeida, foram feitas do Latim. A Sociedade Bíblica, porém, resolveu fazer uma nova tradução fundamentada nos originais grego e hebraico, a chamada Versão Brasileira. Formada una comissão ecumênica, da qual fazia parte, entre outros, o grande Rui Barbosa. O Rev. Dr. Brown, exímio hebraísta e helenista, foi escolhido presidente da referida Comissão. A cultura e o conhecimento lingüístico do Rev. Dr. Brown era tal que despertou admiração no próprio Rui Barbosa.
Foi figura proeminente na Igreja Episcopal, entre os vultos conhecidos como sábios .e santos.
Em julho de 1914, num Concílio realizado na Trindade em Porto Alegre, Brown despediu-se dos brasileiros para aceitar o
oficio de Bispo Coadjutor da Diocese de Virgínia, Estados Unidos. Anteriormente havia recusado duas eleições ao
Episcopado, uma para  Porto Rico e outra para Cuba, na América Central. Faleceu em Londres, em 1927.

Obs. Dados biográficos retirados do livro DADOS BIOGRÁFICOS DO CLERO DA IGREJA EPISCOPAL DO BRASIL de autoria do Rev. Marçal Lopes de Oliveira, Editado pelo Depto. de Comunicação da Secretaria Geral da IEAB, 1988