6 de julho – João Huss

  joao hussJoão Huss

  Nascimento: 1369, Husinec, República Checa
  Falecimento: 6 de julho de 1415, Constança, Alemanha
  Obra: The Letters of John Hus
  Educação: Universidade Carolina de Praga (1936), Universidade Carolina de Praga    (1393)

 

Joao Hus (Husinec, 1369 — Constança, 6 de julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso1 . Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. Os seus seguidores ficaram conhecidos como os hussitas. A Igreja Católica não perdoou tais rebeliões e ele foi excomungado em 1410. Condenado pelo Concílio de Constança, foi queimado vivo e morreu cantando um cântico [cântico de Davi” Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim
Um precursor do movimento protestante (ver: Reforma Protestante). Pensador e reformador.A sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staromestské námestí.
Sua infância e estudos
Jan Hus, também conhecido em português como João Huss, o famoso reformador da Boémia, nasceu em Husinec (75 km s. s. w. de Praga) possivelmente dia 6 de julho de 1369, como acreditam,tendo sido queimado vivo em Constança dia 6 de julho de 1415. O nome Hus é a abreviação do seu lugar de nascimento, feita pelo próprio, em cerca de 1399; anteriormente era conhecido como Jan Husinecký, ou, em latim, Johannes de Hussinetz. Seus pais eram checos de poucas posses.
Teve de ganhar a vida cantando e prestando serviços na Igreja. Sentiu-se atraído pela profissão clerical não tanto por um impulso interior mas pela atração de uma vida tranquila como clérigo. Estudou em Praga, onde teria estado por volta dos anos 80. Foi grandemente influenciado por Stanislav ze Znojma, que mais tarde se tornaria seu amigo íntimo e finalmente um grande inimigo. Como estudante, Hus não mostrou grande distinção. Nos seus escritos usava frequentemente citações de John Wycliffe. Era uma personalidade de temperamento quente. Em 1393 ele fez o Bacharelado em Letras, em 1394 o Bacharelado em Teologia, e em 1396 O Mestrado. Em 1400 foi ordenado padre, em 1401 tornou-se reitor da faculdade de Filosofia, e no ano seguinte foi reitor da Universidade Carlos. Em 1402 foi nomeado também pregador na Igreja de Belém em Praga, onde pregava em língua checa.
Morreu em 6 de julho de 1415 aos 46 anos.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.