DFP39 – Ascensão do Senhor

DFP39 – Ascensão do Senhor , ANOS ABC: Atos 1:1-11; Salmo 47 ou Salmo 93; Efésios 1:15-23; Lucas 24:44-53 
(Quinta-feira após o 6º Domingo da Páscoa)

Atos 1:1-11
1 No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, desde o princípio, 2 até o dia em que foi levado para o céu. Antes disso, ele deu instruções aos apóstolos que escolhera, movido pelo Espírito Santo.
3 Foi aos apóstolos que Jesus, com numerosas provas, se mostrou vivo depois da sua paixão: durante quarenta dias apareceu a eles, e falou-lhes do Reino de Deus. 4 Estando com os apóstolos numa refeição, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não se afastem de Jerusalém. Esperem que se realize a promessa do Pai, da qual vocês ouviram falar: 5 ‘João batizou com água; vocês, porém, dentro de poucos dias, serão batizados com o Espírito Santo’.»
6 Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino para Israel?» 7 Jesus respondeu: «Não cabe a vocês saber os tempos e as datas que o Pai reservou à sua própria autoridade. 8 Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da terra.»
9 Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. E quando uma nuvem o cobriu, eles não puderam vê-lo mais. 10 Os apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois homens vestidos de branco 11 apareceram a eles e disseram: «Homens da Galiléia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo com que vocês o viram partir para o céu.»


Salmos Litúrgicos Livro II Nono Dla: Oração Vespertina
Salmo 47 Omnes gentes, plaudite
VOCÊS, todos os povos, batam palmas; * aplaudam a Deus com vozes de júbilo.
2 Porque o SENHOR é altíssimo e poderoso; * é ele o grande Rei sobre toda a terra.
3 Ele subjugará os povos, * e submeterá as nações.
4 Escolherá uma herança para nós, * a glória de seu povo, a quem amou.
5 Deus foi exaltado com exclamações de triunfo; * o SENHOR foi exaltado ao som de trombetas.
6 Cantem louvores ao Senhor Deus, cantem louvores; * cantem louvores a nosso Rei, cantem louvores!
7 Porque Deus é Rei em toda a terra; * cantem louvores com inteligência.
8 Deus reina sobre as nações; * Deus está sentado em seu santo trono.
9 Os príncipes dos povos se reúnem para ser o povo do Deus de Abraão; *porquanto a Deus, que é sumamente elevado, pertencem os príncipes da terra.

ou

Salmos Litúrgicos Livro IV Décimo Oitavo Dia: Oração Vespertina
Salmo 93 Dominus regnavit
O SENHOR reina; ele está revestido de majestade; o SENHOR está vestido de poder; *assim está firmado o mundo e não pode ser abalado.
2 Desde a antigüidade está firme o teu trono; * desde a eternidade tu existes.
3 Os rios transbordam em sua correnteza; os rios levantam sua voz; * as correntes levantam seu fragor.
4 Mais do que o estrondo das grandes águas, mais potente que as revoltas vagas do mar, * poderoso é o SENHOR nas alturas.
5 Teus testemunhos são fiéis; * a santidade convém à tua casa, ó SENHOR, para sempre.


Efésios 1:15-23
15 Fiquei sabendo da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor de vocês para com todos os cristãos. 16 Por isso, não cesso de dar graças a respeito de vocês, quando os menciono em minhas orações. 17 Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, lhes dê um espírito de sabedoria que lhes revele Deus, e faça que vocês o conheçam profundamente. 18 Que lhes ilumine os olhos da mente, para que compreendam a esperança para a qual ele os chamou; para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo; 19 e compreendam o grandioso poder com que ele age em favor de nós que acreditamos, conforme a sua força poderosa e eficaz. 20 Ele a manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu, 21 muito acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro. 22 De fato, Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas.


Lucas 24:44-53
44 Jesus disse: «São estas as palavras que eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» 45 Então Jesus abriu a mente deles para entenderem as Escrituras. 46 E continuou: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, 47 e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48 E vocês são testemunhas disso.
49 Agora eu lhes enviarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestidos da força do alto.»
50 Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. 51 Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. 52 Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53 E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.