dfp051 Domingo – Próprio 10

dfp051 Domingo, 15 de julho de 2018 : Próprio 10 (TC15):

Ano A: Gênesis 25:19-34; Salmo 119:105-112; Romanos 8:1-11; Mateus 13:1-9, 18-23 OU Isaías 55:10-13; Salmo 65:[1-8] 9-13; Romanos 8:1-11; Mateus 13:1-9, 18-23

Ano B: II Samuel 6:1-5, 12b-19; Salmo 24; Efésios 1:3-14; Marcos 6:14-29 OU Amós 7:7-15; Salmo 85:8-13; Efésios 1:3-14; Marcos 6:14-29

Ano C: Amós 7:7-17; Salmo 82; Colossenses 1:1-14; Lucas 10:25-37 OU Deuteronômio 30:9-14; Salmo 25:1-10; Colossenses 1:1-14; Lucas 10:25-37


Próprio 10, domingo de 10 a 16 de julho (Tempo Comum 15): Amado Deus, sensibiliza nossas vidas de tal modo que possamos te ver na face de todas as pessoas que te buscam, e motivados por teu exemplo, sigamos teus passos na construção de um mundo de justiça; te suplicamos isto por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
* Prefácio do Dia do Senhor (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

barra16
Ano A:
Gênesis 25:19-34; Salmo 119:105-112; Romanos 8:1-11; Mateus 13:1-9,18-23 OU Isaías 55:10-13; Salmo 65:[1-8] 9-13; Romanos 8:1-11; Mateus 13:1-9, 18-23

Gênesis 25:19-34
19 História de Isaac, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac. 20 Isaac tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu de Padã-Aram, e irmã de Labão, o arameu. 21 Isaac implorou a Javé por sua mulher, porque ela era estéril: Javé o escutou e sua mulher Rebeca ficou grávida. 22 As crianças, porém, lutavam dentro dela. Então ela disse: «Se é assim, para que viver?» Então foi consultar Javé. 23 E Javé lhe disse: «Em seu ventre há duas nações, dois povos se separam em suas entranhas. Um povo vencerá o outro, e o mais velho servirá ao mais novo». 24 Quando chegou o dia do parto, Rebeca teve gêmeos. 25 O primeiro saiu: era ruivo e peludo como um manto de pêlos, e lhe deram o nome de Esaú. 26 Em seguida, saiu seu irmão, com a mão segurando o calcanhar de Esaú, e lhe deram o nome de Jacó. Isaac tinha sessenta anos quando eles nasceram. 27 Os meninos cresceram. Esaú se tornou hábil caçador, homem rude, enquanto Jacó era homem tranqüilo, morando sob tendas. 28 Isaac apreciava a caça e preferia Esaú, enquanto Rebeca preferia Jacó.
29 Certa vez, Jacó estava preparando um cozido, quando Esaú voltou do campo, esgotado. 30 Esaú pediu a Jacó: «Deixe-me comer dessa coisa vermelha, porque estou esgotado». É por isso que ele recebeu o nome de Edom. 31 Jacó respondeu: «Venda-me primeiro o direito de primogenitura». 32 Esaú disse: «Estou quase morrendo… Que me importa o direito de primogenitura?» 33 Jacó retomou: «Primeiro, o juramento». Esaú jurou e vendeu seu direito de primogenitura a Jacó. 34 Então Jacó lhe deu pão e o cozido de lentilhas. Esaú comeu e bebeu, levantou-se e partiu. E assim Esaú desprezou o direito de primogenitura.


Salmos Litúrgicos Livro V Vigésimo Sexto Dia: Oração Matutina XIV.Lucerna pedibus meis
Salmo 119:105-112
105 A TUA palavra é lâmpada para os meus pés, * e luz para o meu caminho.
106 Fiz juramento e hei de cumpri-lo, * que guardarei teus justos juízos.
107 Estou em grande aflição; * vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.
108 Aceita, ó SENHOR, as oferendas voluntárias de minha boca, * e ensina-me os teus juízos.
109 Estou sempre em perigo, * contudo, não me esqueço da tua lei.
110 Pessoas injustas me armaram ciladas, * todavia, não me desvio dos teus preceitos.
111 Tomei por herança eterna os teus testemunhos, * pois são o gozo do meu coração.
112 Inclinei o meu coração a cumprir a tua lei, * para sempre, até o fim.


Romanos 8:1-11
1 Agora, porém, já não existe nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. 2 A lei do Espírito, que dá a vida em Jesus Cristo, nos libertou da lei do pecado e da morte. 3 Deus tornou possível aquilo que para a Lei era impossível, porque os instintos egoístas a tornaram impotente. Ele enviou seu próprio Filho numa condição semelhante à do pecado, em vista do pecado, e assim condenou o pecado na sua carne mortal. 4 Deus fez isso para que a justiça exigida pela Lei se realizasse em nós, que vivemos segundo o Espírito e não sob o domínio dos instintos egoístas.
5 Os que vivem segundo os instintos egoístas inclinam-se para os instintos egoístas; mas os que vivem segundo o Espírito inclinam-se para aquilo que é próprio do Espírito. 6 Os desejos dos instintos egoístas levam à morte; enquanto os desejos do Espírito levam para a vida e a paz.
7 De fato, os desejos dos instintos egoístas estão em revolta contra Deus, porque não se submetem à lei de Deus; e nem mesmo o podem, 8 porque os que vivem segundo os instintos egoístas não podem agradar a Deus.
9 Uma vez que o Espírito de Deus habita em vocês, vocês já não estão sob o domínio dos instintos egoístas, mas sob o Espírito, pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. 10 Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, e o Espírito é vida por causa da justiça. 11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos dará a vida também para os corpos mortais de vocês, por meio do seu Espírito que habita em vocês.


Mateus 13:1-9,18-23
1 Naquele dia, Jesus saiu de casa, e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. 2 Numerosas multidões se reuniram em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. 3 E Jesus falou para eles muita coisa com parábolas: «O semeador saiu para semear. 4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram. 5 Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6 Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raiz. 7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um. 9 Quem tem ouvidos, ouça!»
18 «Ouçam, portanto, o que a parábola do semeador quer dizer: 19 Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. 20 A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. 21 Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. 22 A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. 23 A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um.»


OU


Isaías 55:10-13
10 Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu e para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem precisa comer, 11 assim acontece com a minha palavra que sai de minha boca: ela não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que eu quero e sem ter cumprido com sucesso a missão para a qual eu a mandei.12 Vocês sairão com alegria e serão conduzidos em paz. Na presença de vocês, colinas e montes explodirão de alegria, todas as árvores baterão palmas. 13 Em vez de espinhos, crescerão ciprestes; no lugar de urtiga, crescerão murtas. Isso trará fama a Javé, será um monumento eterno, que nunca se apagará.

 

Salmos Litúrgicos Livro II Duodécimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 65:[1-8]9-13 Te decet hymnus
[A TI, ó Deus, convém o louvor em Sião; * e a ti se cumprirão os votos.
2 Ó tu, que ouves as orações, * a ti virá toda a humanidade.
3 As maldades prevalecem contra mim; * mas tu perdoas as nossas faltas.
4 Feliz quem tu escolhes e fazes chegar a ti, * para que assista em teus átrios: Teremos satisfação com a bondade de tua casa, o teu santo templo.
5 Tremendas coisas com justiça nos respondes, ó Deus da nossa salvação! * Tu, que és a esperança dos confins da terra e do mais remoto mar.
6 Pela tua fortaleza firmas as montanhas, * estando revestido de poder.
7 Tu silencias o ruído dos mares, * o estrondo de suas vagas, e o tumulto dos povos.
8 Quem habita os confins da terra temem os teus sinais; * fazes exultar de júbilo os umbrais da manhã e da tarde].
9 Visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces abundantemente com o pleno rio de Deus; * tu lhe preparas o trigo, quando assim predispões a terra.
10 Rega-lhe os sulcos, aplana-lhe as leivas; * amolece-a com chuvas, abençoa sua produção!
11 Coroas o ano com tua bondade, * e teus caminhos destilam fartura;
12 Destilam sobre as pastagens do deserto, * e de alegria se revestem as colinas.
13 De rebanhos se cobrem os campos, e os vales se revestem de trigo; * eles se alegram e cantam!

 

Romanos 8:1-11
1 Agora, porém, já não existe nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. 2 A lei do Espírito, que dá a vida em Jesus Cristo, nos libertou da lei do pecado e da morte. 3 Deus tornou possível aquilo que para a Lei era impossível, porque os instintos egoístas a tornaram impotente. Ele enviou seu próprio Filho numa condição semelhante à do pecado, em vista do pecado, e assim condenou o pecado na sua carne mortal. 4 Deus fez isso para que a justiça exigida pela Lei se realizasse em nós, que vivemos segundo o Espírito e não sob o domínio dos instintos egoístas.
5 Os que vivem segundo os instintos egoístas inclinam-se para os instintos egoístas; mas os que vivem segundo o Espírito inclinam-se para aquilo que é próprio do Espírito. 6 Os desejos dos instintos egoístas levam à morte; enquanto os desejos do Espírito levam para a vida e a paz.
7 De fato, os desejos dos instintos egoístas estão em revolta contra Deus, porque não se submetem à lei de Deus; e nem mesmo o podem, 8 porque os que vivem segundo os instintos egoístas não podem agradar a Deus.
9 Uma vez que o Espírito de Deus habita em vocês, vocês já não estão sob o domínio dos instintos egoístas, mas sob o Espírito, pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. 10 Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, e o Espírito é vida por causa da justiça. 11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos dará a vida também para os corpos mortais de vocês, por meio do seu Espírito que habita em vocês.

 

Mateus 13:1-9,18-23
1 Naquele dia, Jesus saiu de casa, e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. 2 Numerosas multidões se reuniram em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. 3 E Jesus falou para eles muita coisa com parábolas: «O semeador saiu para semear. 4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram. 5 Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6 Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raiz. 7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um. 9 Quem tem ouvidos, ouça!»
18 «Ouçam, portanto, o que a parábola do semeador quer dizer: 19 Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. 20 A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. 21 Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. 22 A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. 23 A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um.»

barra16
Ano B:
II Samuel 6:1-5, 12b-19; Salmo 24; Efésios 1:3-14; Marcos 6:14-29 OU Amós 7:7-15; Salmo 85:8-13; Efésios 1:3-14; Marcos 6:14-29


II Samuel 6:1-5,12b-19
1 Davi reuniu de novo os melhores homens de Israel, cerca de trinta mil. 2 Junto com seu exército, partiu para Baala de Judá, a fim de transportar a arca de Deus que aí estava e que levava o nome de Javé dos exércitos, assentado sobre os querubins. 3 Carregaram a arca de Deus numa carroça nova, para tirá-la da casa de Abinadab, que ficava sobre uma colina. Oza e Aio, filhos de Abinadab, conduziam a carroça nova. 4 Oza caminhava à esquerda da arca de Deus e Aio ia na frente dela. 5 Davi e toda a casa de Israel, entusiasmados, iam fazendo festa diante de Javé, cantando ao som de cítaras, harpas, tamborins, pandeiros e marimbas.
12b  Contente, Davi foi e transportou a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13 Cada seis passos que os carregadores da arca de Javé davam, Davi sacrificava um boi e um bezerro gordo. 14 Davi dançava com todo o entusiasmo diante de Javé e vestia um efod de linho. 15 Desse modo, Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca de Javé, com aclamações e toques de trombeta. 16 Quando a arca de Javé entrou na cidade de Davi, Micol, filha de Saul, estava olhando pela janela e viu o rei Davi pulando e dançando diante de Javé; por isso, o desprezou no seu íntimo.
17 Levaram a arca de Javé e a colocaram no lugar reservado para ele, dentro da tenda que Davi tinha mandado armar. Depois, Davi ofereceu holocaustos diante de Javé e também sacrifícios de comunhão. 18 Tendo terminado de oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, Davi abençoou o povo em nome de Javé dos exércitos. 19 E distribuiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, homens e mulheres, um pedaço de pão, um bolo de tâmaras e um doce de uvas passas para cada pessoa. Em seguida, cada um foi embora para casa.

 

Salmos Litúrgicos Livro 1 Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 24 Domini est terra
DO SENHOR é a terra e a sua plenitude; * o mundo e quem nele habita.
2 Pois foi ele quem a firmou sobre os mares; * quem a estabeleceu sobre as correntes.
3 Quem subirá ao monte do SENHOR? * Quem permanecerá em seu santo lugar?
4 A pessoa cujas mãos são inocentes e o coração é puro; * que não entrega sua alma à vaidade, nem jura dolosamente.
5 Esta pessoa receberá do SENHOR a bênção; * a justiça do Deus da sua salvação.
6 Tal é a geração de quem o busca; * de quem busca sua presença, ó Jacó.
7 Ergam, ó portas, as suas cabeças! * Levantem-se, eternos portais, para que entre o Rei da glória.
8 Quem é, pois, esse Rei da glória? * O SENHOR forte e poderoso; o SENHOR poderoso na luta.
9 Ergam, ó portas, suas cabeças! * Levantem-se, eternos portais, para que entre o Rei da glória.
10 Quem é, pois, esse Rei da glória? * Deus, SENHOR das Celestes Hostes, ele é o Rei da glória!

 

Efésios 1:3-14
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo.
4 Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor.
5 Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade,
6*para o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido.
7 Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos e nele nossas faltas foram perdoadas, conforme a riqueza da sua graça.
8 Deus derramou sobre nós essa graça, abrindo-nos para toda sabedoria e inteligência.
9*Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, a livre decisão que havia tomado outrora
10 de levar a história à sua plenitude, reunindo o universo inteiro, tanto as coisas celestes como as terrestres, sob uma só Cabeça, Cristo.
11 Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua vontade: fomos predestinados
12 a ser o louvor da sua glória, nós, que já antes esperávamos em Cristo.
13 Em Cristo, também vocês ouviram a Palavra da verdade, o Evangelho que os salva. Em Cristo, ainda, vocês creram, e foram marcados com o selo do Espírito prometido,
o Espírito Santo,
14 que é a garantia da nossa herança, enquanto esperamos a completa libertação do povo que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.


Marcos 6:14-29
14 O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome tinha-se tornado famoso. Alguns diziam: «João Batista ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem.» 15 Outros diziam: «É Elias.» Outros diziam ainda: «É um profeta como os profetas antigos.» 16 Ouvindo essas coisas, Herodes disse: «Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!» 17 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, com quem tinha casado, apesar de ser ela a mulher do seu irmão Filipe. 18 João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com a mulher do seu irmão.» 19 Por isso, Herodíades ficou com raiva de João e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes. E ele fez um banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: «Peça o que quiser e eu darei a você.» 23 E jurou: «Juro que darei qualquer coisa que você me pedir, mesmo que seja a metade do meu reino.» 24 A moça saiu e perguntou à mãe: «O que vou pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista.» 25 A moça correu para a sala e pediu ao rei: «Quero que me dê agora, num prato, a cabeça de João Batista.» 26 O rei ficou muito triste. Mas não pôde recusar, pois tinha feito o juramento na frente dos convidados. 27 Imediatamente o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, foi à prisão e cortou a cabeça de João. 28 Depois levou a cabeça num prato, deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. 29 Ao saber disso, os discípulos de João foram, levaram o cadáver e o sepultaram.


OU


Amós 7:7-15
7 Isto me mostrou o Senhor Javé: Javé estava sobre um muro e, na mão, tinha um prumo. 8 E Javé me disse: «O que é que você está vendo, Amós?» Eu respondi: «Um prumo». E ele me disse: «Vou tirar o nível do meu povo Israel. Não o perdoarei mais. 9 Serão arrasados os lugares altos de Isaac, os santuários de Israel serão destruídos, e eu empunharei a espada contra a dinastia de Jeroboão».10 Amasias, sacerdote de Betel, mandou falar assim a Jeroboão, rei de Israel: «Amós está tramando contra Vossa Majestade, dentro do reino de Israel. O país não pode tolerar mais as suas palavras, 11 pois Amós está dizendo que Jeroboão deverá ser morto pela espada e que Israel deverá ir para o exílio, para longe do seu país». 12 Então Amasias disse a Amós: «Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias. 13 Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino». 14 Amós respondeu a Amasias: «Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. 15 Foi Javé quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: ‘Vá profetizar ao meu povo Israel’. 16 Pois bem, escute agora a palavra de Javé! Você está dizendo: ‘Não profetize contra Israel, não despeje suas palavras contra a casa de Isaac’. Pois bem, assim diz Javé: ‘A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada; sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio, longe de sua terra’ «.

Salmos Litúrgicos Livro III Décimo Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 85:8-13 Benedixisti, Domine
SENHOR, tu tens sido bondoso para com tua terra; * tu libertastes do cativeiro de Jacó.
8 Ouvirei o que o SENHOR nosso Deus disser; *porque ele falará paz ao seu povo e a quem vive sua santidade, para que não caiam de novo na insensatez.
9 Certamente sua salvação está próxima a quem lhe teme; *que sua glória habite em nossa terra!
10 A misericórdia e a verdade encontraram-se; *a justiça e a paz se beijaram.
11 A verdade brotará da terra; * e lá dos céus olhará a justiça.
12 Sim, o SENHOR dará o que é bom; *e a terra produzirá seus frutos.
13 A justiça irá à sua frente ; *e com seus passos abrirá caminho.

 

Efésios 1:3-14
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo.
4 Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor.
5 Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade,
6*para o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido.
7 Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos e nele nossas faltas foram perdoadas, conforme a riqueza da sua graça.
8 Deus derramou sobre nós essa graça, abrindo-nos para toda sabedoria e inteligência.
9*Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, a livre decisão que havia tomado outrora
10 de levar a história à sua plenitude, reunindo o universo inteiro, tanto as coisas celestes como as terrestres, sob uma só Cabeça, Cristo.
11 Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua vontade: fomos predestinados
12 a ser o louvor da sua glória, nós, que já antes esperávamos em Cristo.
13 Em Cristo, também vocês ouviram a Palavra da verdade, o Evangelho que os salva. Em Cristo, ainda, vocês creram, e foram marcados com o selo do Espírito prometido,
o Espírito Santo,
14 que é a garantia da nossa herança, enquanto esperamos a completa libertação do povo que Deus adquiriu para o louvor da sua glória.

 

Marcos 6:14-29
14 O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome tinha-se tornado famoso. Alguns diziam: «João Batista ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem.» 15 Outros diziam: «É Elias.» Outros diziam ainda: «É um profeta como os profetas antigos.» 16 Ouvindo essas coisas, Herodes disse: «Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!» 17 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, com quem tinha casado, apesar de ser ela a mulher do seu irmão Filipe. 18 João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com a mulher do seu irmão.» 19 Por isso, Herodíades ficou com raiva de João e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes. E ele fez um banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: «Peça o que quiser e eu darei a você.» 23 E jurou: «Juro que darei qualquer coisa que você me pedir, mesmo que seja a metade do meu reino.» 24 A moça saiu e perguntou à mãe: «O que vou pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista.» 25 A moça correu para a sala e pediu ao rei: «Quero que me dê agora, num prato, a cabeça de João Batista.» 26 O rei ficou muito triste. Mas não pôde recusar, pois tinha feito o juramento na frente dos convidados. 27 Imediatamente o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, foi à prisão e cortou a cabeça de João. 28 Depois levou a cabeça num prato, deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. 29 Ao saber disso, os discípulos de João foram, levaram o cadáver e o sepultaram.

barra16

Ano C:
Amós 7:7-17; Salmo 82; Colossenses 1:1-14; Lucas 10:25-37 OU Deuteronômio 30:9-14; Salmo 25:1-10; Colossenses 1:1-14; Lucas 10:25-37

Amós 7:7-17
7 Isto me mostrou o Senhor Javé: Javé estava sobre um muro e, na mão, tinha um prumo. 8 E Javé me disse: «O que é que você está vendo, Amós?» Eu respondi: «Um prumo». E ele me disse: «Vou tirar o nível do meu povo Israel. Não o perdoarei mais. 9 Serão arrasados os lugares altos de Isaac, os santuários de Israel serão destruídos, e eu empunharei a espada contra a dinastia de Jeroboão».
10 Amasias, sacerdote de Betel, mandou falar assim a Jeroboão, rei de Israel: «Amós está tramando contra Vossa Majestade, dentro do reino de Israel. O país não pode tolerar mais as suas palavras, 11 pois Amós está dizendo que Jeroboão deverá ser morto pela espada e que Israel deverá ir para o exílio, para longe do seu país».
12 Então Amasias disse a Amós: «Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias. 13 Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino». 14 Amós respondeu a Amasias: «Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. 15 Foi Javé quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: ‘Vá profetizar ao meu povo Israel’. 16 Pois bem, escute agora a palavra de Javé! Você está dizendo: ‘Não profetize contra Israel, não despeje suas palavras contra a casa de Isaac’. 17 Pois bem, assim diz Javé: ‘A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada; sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio, longe de sua terra’ «.

 

Salmos Litúrgicos Livro III Décimo Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 82 Deus stetit
DEUS assiste na congregação divina; * e entre os príncipes exerce julgamento.
2 Até quando vocês vão julgar injustamente, * favorecendo pessoas perversas?
3 Defendam as pessoas pobres e órfãs; * façam justiça a quem vive na aflição e desamparo.
4 Livrem quem está em desgraça ou indigência; * salvem estas pessoas da mão de gente perversa.
5 Pessoas assim não conhecem nem entendem; * andam vagando às escuras.
6 Eu disse: Vocês são divindades; * e todos vcês são filhos e filhas do Altíssimo.
7 Todavia, como humanos vocês morrerão, * e como qualquer príncipe sucumbir.
8 Exalta-te, ó Deus, julga a terra, * pois a ti pertencem todas as nações.


Colossenses 1:1-14
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, juntamente com o irmão Timóteo, 2 aos cristãos de Colossas, fiéis irmãos em Cristo. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, estejam com vocês.3 Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre que rezamos por vocês. 4 De fato, ouvimos falar da fé que vocês têm em Jesus Cristo, e do amor de vocês por todos os cristãos, 5 por causa da esperança daquilo que para vocês está reservado no céu. Tal esperança já lhes foi anunciada pela Palavra da Verdade, o Evangelho, 6 que chegou até vocês. Assim como o Evangelho dá fruto e cresce no mundo inteiro, o mesmo acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e conheceram na verdade a graça de Deus. 7 Isso vocês aprenderam de Epafras, nosso querido companheiro de serviço, que nos substituiu fielmente como ministro de Cristo. 8 Foi ele quem nos contou sobre o amor com que o Espírito anima vocês.9 Por essa razão, desde que ficamos sabendo disso, rezamos continuamente por vocês. Pedimos que Deus lhes conceda pleno conhecimento de sua vontade, com toda a sabedoria e discernimento que vêm do Espírito. 10 Desse modo, vocês viverão uma vida digna do Senhor, fazendo tudo o que ele aprova: darão fruto em toda atividade boa e crescerão no conhecimento de Deus, 11 fortalecidos em todos os sentidos pelo poder de sua glória. Assim vocês terão perseverança e paciência a toda prova. 12 Com alegria, dêem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz. 13 Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.


Lucas 10:25-37
25 Um especialista em leis se levantou, e, para tentar Jesus perguntou: «Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?» 26 Jesus lhe disse: «O que é que está escrito na Lei? Como você lê?» 27 Ele então respondeu: «Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo.» 28 Jesus lhe disse: «Você respondeu certo. Faça isso, e viverá!» 29 Mas o especialista em leis, querendo se justificar, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» 30 Jesus respondeu: «Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase morto. 31 Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensão, recomendando: ‘Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais’.» E Jesus perguntou: 36 «Na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?» 37 O especialista em leis respondeu: «Aquele que praticou misericórdia para com ele.» Então Jesus lhe disse: «Vá, e faça a mesma coisa.»


OU


Deuteronômio 30:9-14
9 Javé seu Deus fará prosperar as iniciativas suas, o fruto do seu ventre, o fruto dos seus animais e o fruto do seu solo. Porque Javé voltará a ter prazer com a felicidade de você, assim como tinha prazer com a felicidade de seus antepassados. 10 A condição, porém, é que você obedeça a Javé seu Deus, observando-lhe os mandamentos e estatutos escritos neste livro da Lei, e que você se converta com todo o coração e com toda a alma para Javé seu Deus.
11 Este mandamento que hoje lhe ordeno não é muito difícil, nem está fora do seu alcance. 12 Ele não está no céu, para que você fique perguntando: ‘Quem subirá por nós até o céu para trazê-lo a nós, a fim de que possamos ouvi-lo e colocá-lo em prática?’ 13 Também não está no além-mar, para que você fique perguntando: ‘Quem atravessará por nós o mar, para trazer esse mandamento a nós, a fim de que possamos ouvi-lo e colocá-lo em prática?’ 14 Sim, essa palavra está ao seu alcance: está na sua boca e no seu coração, para que você a coloque em prática.

 

Salmos Litúrgicos Livro 1 Quinto Dia: Oração Matutina
Salmo 25:1-10 Ad te, Domine, levavi
A TI, Ó SENHOR, * elevo minha alma.
2 Ó Deus meu, em ti confio; não seja eu confundido; * não me subjuguem meus adversários.
3 Sim, ninguém que em ti espera, viva em confusão; * que a confusão seja com quem, mesmo sem causa te nega.
4 Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos; * ensina-me a andar por eles.
5 Guia-me na tua fidelidade e me instrui; * porque tu és o Deus de minha salvação; em ti espero todo o dia.
6 Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades; * porque elas são desde a eternidade.
7 Não te lembres dos pecados de minha juventude e das minhas transgressões; * mas, na tua misericórdia, recorda-te de mim; por amor de tua bondade, ó SENHOR!
8 Bondoso e justo é o SENHOR; * pelo que ensinará o caminho a quem peca.
9 Guiará as pessoas humildes na retidão; * e às pessoas pobres ensinará seu caminho.
10 Todos os caminhos do SENHOR são benevolência e verdade; * para os que guardam sua aliança e seus preceitos.

 

Colossenses 1:1-14
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, juntamente com o irmão Timóteo, 2 aos cristãos de Colossas, fiéis irmãos em Cristo. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, estejam com vocês.3 Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre que rezamos por vocês. 4 De fato, ouvimos falar da fé que vocês têm em Jesus Cristo, e do amor de vocês por todos os cristãos, 5 por causa da esperança daquilo que para vocês está reservado no céu. Tal esperança já lhes foi anunciada pela Palavra da Verdade, o Evangelho, 6 que chegou até vocês. Assim como o Evangelho dá fruto e cresce no mundo inteiro, o mesmo acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e conheceram na verdade a graça de Deus. 7 Isso vocês aprenderam de Epafras, nosso querido companheiro de serviço, que nos substituiu fielmente como ministro de Cristo. 8 Foi ele quem nos contou sobre o amor com que o Espírito anima vocês.9 Por essa razão, desde que ficamos sabendo disso, rezamos continuamente por vocês. Pedimos que Deus lhes conceda pleno conhecimento de sua vontade, com toda a sabedoria e discernimento que vêm do Espírito. 10 Desse modo, vocês viverão uma vida digna do Senhor, fazendo tudo o que ele aprova: darão fruto em toda atividade boa e crescerão no conhecimento de Deus, 11 fortalecidos em todos os sentidos pelo poder de sua glória. Assim vocês terão perseverança e paciência a toda prova. 12 Com alegria, dêem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz. 13 Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

 

Lucas 10:25-37
25 Um especialista em leis se levantou, e, para tentar Jesus perguntou: «Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?» 26 Jesus lhe disse: «O que é que está escrito na Lei? Como você lê?» 27 Ele então respondeu: «Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo.» 28 Jesus lhe disse: «Você respondeu certo. Faça isso, e viverá!» 29 Mas o especialista em leis, querendo se justificar, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» 30 Jesus respondeu: «Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase morto. 31 Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensão, recomendando: ‘Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais’.» E Jesus perguntou: 36 «Na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?» 37 O especialista em leis respondeu: «Aquele que praticou misericórdia para com ele.» Então Jesus lhe disse: «Vá, e faça a mesma coisa.»