DFP67 – próprio 26

DFP67 – Próprio 26 (TC31)
Ano A: Josué 3:7-17; Salmo 107:1-7, 33-37; I Tessalonicenses 2:9-13; Mateus 23:1-12 OU Miqueias 3:5-12; Salmo 43; I Tessalonicenses 2:9-13; Mateus 23:1-12
Ano B: Rute 1:1-18; Salmo 146; Hebreus 9:11-14; Marcos 12:28-34 OU Deuteronômio 6:1-9; Salmo 119:1-8; Hebreus 9:11-14; Marcos 12:28-34
Ano C: Habacuque 1:1-4, 2:1-4; Salmo 119:137-144; II Tessalonicenses 1:1-4,11-12; Lucas 19:1-10 OU Isaías 1:10-18; Salmo 32:1-7; II Tessalonicenses 1:1-4,11-12; Lucas 19:1-10

Próprio 26 – domingo de 30 de outubro a 5 de novembro – Tempo Comum 31
Misericordioso Deus, de quem procede a graça de teus servos te servirem bem e louvavelmente; permite que te sirvamos com tanta fidelidade nesta vida, defendendo as pessoas oprimidas e desprezadas e trazendo-lhes palavras e gestos de aceitação e conforto, para que alcancemos finalmente as tuas promessas celestiais; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.* Prefácio do Dia do Senhor
* PREFÁCIO PARA O DIA DO SENHOR (Para ser usado somente aos domingos).
De Deus Pai
Pois Tu és a fonte da luz e da vida; fizeste-nos à tua imagem e nos chamaste a uma vida nova em Jesus Cristo, nosso Senhor.
De Deus Filho
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que, no primeiro dia da semana, venceu a morte e o túmulo, e, por sua gloriosa ressurreição, nos abriu as portas da vida eterna.
De Deus Espírito Santo
Porque nos fizeste nascer da água e do Espírito Santo, tornando-nos teu povo, em Jesus Cristo, nosso Senhor, para manifestar a tua glória ao mundo.

 

Ano A: Josué 3:7-17; Salmo 107:1-7,33-37; I Tessalonicenses 2:9-13; Mateus 23:1-12 OU Miqueias 3:5-12; Salmo 43; I Tessalonicenses 2:9-13; Mateus 23:1-12

Josué 3:7-17
7 Javé disse a Josué: «Hoje eu vou começar a engrandecer você aos olhos de todo o Israel, para que saibam que eu estou com você, assim como estive com Moisés. 8 Quanto a você, ordene aos sacerdotes que levam a arca da aliança: ‘Ao chegarem à beira da água do Jordão, fiquem parados aí’ «.
9 Josué disse, então, aos israelitas: «Aproximem-se para ouvir as palavras de Javé seu Deus». 10 E continuou: «Com isto vocês saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que expulsará de diante de vocês os cananeus, heteus, heveus, ferezeus, gergeseus, amorreus e jebuseus. 11 A arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar o Jordão na frente de vocês. 12 Agora, portanto, escolham doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo. 13 Quando a sola dos pés dos sacerdotes, que levam a arca de Javé, Senhor de toda a terra, tocar a água do Jordão, a água do Jordão ficará cortada: a água que vem de cima ficará parada num só monte».
14 Quando o povo deixou as tendas para atravessar o Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança caminhavam na frente do povo. 15 Chegando ao Jordão, quando os sacerdotes que levavam a arca molharam os pés na beira da água – pois o Jordão transborda sobre as margens durante o tempo da ceifa – 16 a água que vinha de cima parou, levantando-se num só monte, bem longe, em Adam, cidade que fica ao lado de Sartã; e a água que descia ao mar da Arabá, o mar Morto, escoou totalmente, de modo que o povo pôde atravessar diante de Jericó. 17 Os sacerdotes, que levavam a arca da aliança de Javé, ficaram parados no leito seco, no meio do Jordão, enquanto todo o Israel atravessava a pé enxuto, até que todos acabaram de atravessar.

 

Salmos Litúrgicos Livro V Vigésimo Segundo Dia: Oração Matutina
Salmo 107:1-7,33-37 Confitemini Domino
RENDAM graças ao SENHOR, porque ele é bom, * porque é eterna a sua misericórdia.
2 Digam as pessoas redimidas do SENHOR, * quem resgatou das mãos de quem as oprimia.
3 E as congregou de muitos povos, * do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul.
4 Andavam sem rumo pelo deserto, por solitários caminhos, * sem encontrar o rumo de uma cidade para habitação.
5 Andavam com fome e sede * e seu ânimo desfalecia.
6 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, * e tiveram libertação das suas aflições.
7 Guiando-lhes pelo caminho direito, * para irem ter a uma cidade, em que habitassem.
33 Ele converte rios em deserto, * e mananciais d’água em terra sedenta;
34 Terra fértil em deserto salgado, * por causa da maldade dos que nela habitam.
35 Converte o deserto em lago, * e a terra seca em mananciais.
36 Aí faz habitar quem tem fome, * e ali edificam para si uma cidade.
37 Semeiam campos e plantam vinhas, * que produzem frutos abundantes.


I Tessalonicenses 2:9-13
9 Irmãos, vocês ainda se lembram dos nossos trabalhos e fadigas. Pregamos o Evangelho a vocês trabalhando de noite e de dia, a fim de não sermos de peso para ninguém. 10 Vocês são testemunhas, e o próprio Deus também, de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso comportamento em relação a vocês que acreditam. 11 Vocês sabem muito bem que tratamos a cada um de vocês como um pai trata os seus filhos. 12 Nós exortamos, encorajamos e admoestamos vocês a viverem de modo digno de Deus, que os chama para o seu Reino e glória.
13 O motivo do nosso contínuo agradecimento a Deus é este: quando ouviram a Palavra de Deus que anunciamos, vocês a acolheram não como palavra humana, mas como ela realmente é, como Palavra de Deus, que age com eficácia em vocês que acreditam.


Mateus 23:1-12
1 Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2 «Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3 Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5 Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. 6 Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; 7 gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. 8 Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. 9 Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. 10 Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. 11 Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. 12 Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.»

 

OU


Miqueias 3:5-12
5 Assim diz Javé para os profetas que extraviam o meu povo, que anunciam a paz quando têm algo para mastigar, mas declaram guerra contra os que nada lhes põem na boca: 6 Por isso, vocês terão noite, no lugar de visões; escuridão ao invés de respostas. O sol se esconderá sobre esses profetas, a luz do dia se apagará sobre eles. 7 Os videntes ficarão envergonhados, os adivinhos ficarão confusos. Todos cobrirão o rosto, porque Deus não responderá.
8 Eu, porém, estou cheio da força do espírito de Javé, do direito e da fortaleza, para denunciar a Jacó o seu crime e a Israel o seu pecado.
9 Ouçam isto, chefes da casa de Jacó; prestem atenção, governantes de Israel, vocês que têm horror ao direito e entortam tudo o que é reto; 10 constroem Sião com sangue e Jerusalém com pervesidade. 11 Os chefes de vocês proferem sentença a troco de suborno; seus sacerdotes ensinam a troco de lucro, e seus profetas dão oráculos por dinheiro. E ainda ousam apoiar-se em Javé, dizendo: «Por acaso, Javé não está no meio de nós? Nada de mau nos poderá acontecer!» 12 Por isso, por culpa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um montão de ruínas, e o monte do Templo será uma colina cheia de mato!


Salmos Litúrgicos Livro II Oitavo Dia: Oração Vespertina
Salmo 43 Judica me, Deus
FAZE-ME justiça, ó Deus, defende minha causa contra gente má; * livra-me da pessoa fraudulenta e perversa.
2 Pois és tu o Deus que me protege; por que me rejeitas? * E por que vivo o abatimento sob a opressão de pessoas inimigas?
3 Envia a tua luz e a tua verdade, para que elas me guiem; * e me levem ao teu santo monte e à tua morada.
4 Possa eu então chegar ao altar de DEUS, a DEUS, que é a minha grande alegria; * e louvar-te ao som da harpa, ó DEUS, DEUS meu!
5 Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas no meu íntimo? * Espera em Deus, que ainda o louvarei, pois é ele a salvação de minha pessoa e DEUS meu.


I Tessalonicenses 2:9-13
9 Irmãos, vocês ainda se lembram dos nossos trabalhos e fadigas. Pregamos o Evangelho a vocês trabalhando de noite e de dia, a fim de não sermos de peso para ninguém. 10 Vocês são testemunhas, e o próprio Deus também, de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso comportamento em relação a vocês que acreditam. 11 Vocês sabem muito bem que tratamos a cada um de vocês como um pai trata os seus filhos. 12 Nós exortamos, encorajamos e admoestamos vocês a viverem de modo digno de Deus, que os chama para o seu Reino e glória.
13 O motivo do nosso contínuo agradecimento a Deus é este: quando ouviram a Palavra de Deus que anunciamos, vocês a acolheram não como palavra humana, mas como ela realmente é, como Palavra de Deus, que age com eficácia em vocês que acreditam.


Mateus 23:1-12
1 Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2 «Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3 Por isso, vocês devem fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. 4 Amarram pesados fardos e os colocam no ombro dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5 Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Vejam como eles usam faixas largas na testa e nos braços, e como põem na roupa longas franjas, com trechos da Escritura. 6 Gostam dos lugares de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; 7 gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, e de que as pessoas os chamem mestre. 8 Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. 9 Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. 10 Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. 11 Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. 12 Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.»

 

Ano B: Rute 1:1-18; Salmo 146; Hebreus 9:11-14; Marcos 12:28-34 OU Deuteronômio 6:1-9; Salmo 119:1-8; Hebreus 9:11-14; Marcos 12:28-34

Rute 1:1-18
1 No tempo em que os juízes governavam, houve um período de fome no país. Por isso, um homem de Belém de Judá emigrou para os Campos de Moab, com a mulher e os dois filhos. 2 O homem se chamava Elimelec, a mulher Noemi, e os dois filhos Maalon e Quelion. Eram do vale de Éfrata, de Belém de Judá. Chegaram aos Campos de Moab e aí ficaram morando.
3 Elimelec, marido de Noemi, morreu. E ela ficou só com os dois filhos. 4 Estes se casaram com moças moabitas; um se casou com Orfa e o outro com Rute. E aí ficaram por uns dez anos. 5 Maalon e Quelion morreram. Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido.
6 Noemi resolveu voltar dos Campos de Moab, junto com as duas noras, pois ficou sabendo que Javé tinha abençoado seu povo, dando-lhe pão. 7 Ela com as noras saiu do lugar onde tinha morado e se pôs a caminho para voltar à terra de Judá. 8 No caminho, Noemi perguntou às noras: «Por que vocês não voltam para a casa de sua mãe? Que Javé trate vocês com a mesma bondade que vocês tiveram com meus filhos e comigo. 9 Javé faça cada uma de vocês encontrar marido e viver feliz». Noemi beijou as noras e elas começaram a chorar alto, dizendo: 10 «De jeito nenhum! Nós vamos com você para o seu povo». 11 Noemi insistiu: «Voltem, minhas filhas. Por que vocês querem ir comigo? Vão ficar esperando que eu tenha mais filhos para se casar com eles? 12 Voltem, minhas filhas, porque eu estou velha demais para me casar outra vez. Mesmo que eu tivesse esperança, me casasse esta noite, e tivesse filhos, 13 será que vocês deixariam de casar, esperando os meninos crescer? Não, minhas filhas! Minha sorte é mais amarga que a sorte de vocês, porque a mão de Javé está contra mim».
14 Elas começaram de novo a chorar. Depois, Orfa se despediu da sogra e voltou para seu povo. Rute, porém, ficou com Noemi. 15 Então Noemi lhe disse: «Veja: sua cunhada voltou para o seu povo e o seu deus. Volte você também com ela». 16 Rute respondeu: «Não insista comigo. Não vou voltar, nem vou deixar você. Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu também viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus. 17 Onde você morrer, eu também morrerei e serei sepultada. Somente a morte nos poderá separar. Se eu fizer o contrário, que Javé me castigue!»
18 Noemi viu que Rute estava decidida a ir com ela, e não insistiu mais.


Salmos Litúrgicos Livro V Trigésimo Dia: Oração Matutina
Salmo 146 Lauda, anima mea
ALELUIA! Louvem ao SENHOR. *Louva ó minha alma, ao SENHOR.
2 Enquanto eu viver louvarei ao SENHOR, * enquanto existir, cantarei ao meu Deus.
3 Não confiem em príncipes, * nem em pessoa alguma, em quem não há auxílio.
4 Porque, dando o derradeiro suspiro, volta o ser humano à terra, * e seus pensamentos estão condenados ao esquecimento.
5 Feliz quem tem Deus por seu auxílio; * quem tem sua esperança no SENHOR seu Deus,
6 O qual fez os céus e a terra, o mar e tudo o que nele existe; * o qual guarda a verdade para sempre.
7 O qual faz justiça às pessoas oprimidas e dá pão às famintas,* o SENHOR solta as pessoas aprisionadas.
8 O SENHOR abre os olhos das pessoas cegas. * levanta as abatidas e ama as justas.
9 O SENHOR guarda quem os peregrina, ampara às pessoas órfãs e às viúvas, * mas transtorna o caminho das pessoas perversas.
10 O SENHOR reinará eternamente; * o teu Deus, ó Sião, é por todas as gerações. Aleluia!


Hebreus 9:11-14
11 Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele atravessou uma tenda muito maior e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, ele atravessou uma tenda que não pertence a esta criação. 12 Ele entrou uma vez por todas no santuário, e não com sangue de bodes e novilhos, mas com o seu próprio sangue, depois de conseguir para nós uma libertação definitiva. 13 Sangue de bodes e de touros e cinzas de novilha, espalhadas sobre pessoas impuras, as santificam, concedendo-lhes uma pureza externa. 14 Muito mais o sangue de Cristo que, com um Espírito eterno, se ofereceu a Deus como vítima sem mancha! Ele purificará das obras da morte a nossa consciência, para que possamos servir ao Deus vivo.


Marcos 12:28-34
28 Um doutor da Lei estava aí, e ouviu a discussão. Vendo que Jesus tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» 29 Jesus respondeu: «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! 30 E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. 31 O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.»
32 O doutor da Lei disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Como disseste, ele é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. 33 E amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.» 34 Jesus viu que o doutor da Lei tinha respondido com inteligência, e disse: «Você não está longe do Reino de Deus.» E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

OU

Deuteronômio 6:1-9
1 São estes os mandamentos, estatutos e normas que Javé seu Deus mandou ensinar a vocês, para que os coloquem em prática ali na terra onde vão entrar a fim de tomarem posse. 2 Tema a Javé seu Deus, e observe todos os seus estatutos e mandamentos que hoje eu ordeno a você, a seu filho e a seu neto, durante todos os dias de sua vida, para que sua vida se prolongue. 3 Portanto, Israel, ouça e procure colocar em prática o que será bom para você e que o multiplicará muito, como Javé, o Deus de seus antepassados, lhe disse ao entregar a você uma terra onde corre leite e mel.4 Ouça, Israel! Javé nosso Deus é o único Javé. 5 Portanto, ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força. 6 Que estas palavras, que hoje eu lhe ordeno, estejam em seu coração. 7 Você as inculcará em seus filhos, e delas falará sentado em sua casa e andando em seu caminho, estando deitado e de pé. 8 Você também as amarrará em sua mão como sinal, e elas serão como faixa entre seus olhos. 9 Você as escreverá nos batentes de sua casa e nas portas da cidade.

 

Salmos Litúrgicos – Livro V – 24º Dia: Oração Vespertina
Salmo 119:1-8 I. Beati immaculati
FELIZ quem é íntegro no seu caminho, * que anda conforme a lei do SENHOR.
2 Feliz quem guarda os seus testemunhos, * e quem o busca de todo o seu coração.
3 E não pratica a maldade* andando nos seus caminhos.
4 Tu determinaste * que observássemos com zelo teus mandamentos.
5 Meu desejo é caminhar corretamente, * de forma que eu guarde teus preceitos!
6 Jamais me humilharão, * quando observar todos os teus mandamentos.
7 Te louvarei com retidão no coração, * quando tiver aprendido os teus justos ensinamentos.
8 Aspiro a guardar a tua lei; * não me abandonem pois, a tua graça e a tua misericórdia.


Hebreus 9:11-14
11 Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Ele atravessou uma tenda muito maior e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, ele atravessou uma tenda que não pertence a esta criação. 12 Ele entrou uma vez por todas no santuário, e não com sangue de bodes e novilhos, mas com o seu próprio sangue, depois de conseguir para nós uma libertação definitiva. 13 Sangue de bodes e de touros e cinzas de novilha, espalhadas sobre pessoas impuras, as santificam, concedendo-lhes uma pureza externa. 14 Muito mais o sangue de Cristo que, com um Espírito eterno, se ofereceu a Deus como vítima sem mancha! Ele purificará das obras da morte a nossa consciência, para que possamos servir ao Deus vivo.

 

Marcos 12:28-34
28 Um doutor da Lei estava aí, e ouviu a discussão. Vendo que Jesus tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» 29 Jesus respondeu: «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! 30 E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. 31 O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.»
32 O doutor da Lei disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Como disseste, ele é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. 33 E amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.» 34 Jesus viu que o doutor da Lei tinha respondido com inteligência, e disse: «Você não está longe do Reino de Deus.» E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.



Ano C: Habacuque 1:1-4, 2:1-4; Salmo 119:137-144; II Tessalonicenses 1:1-4,11-12; Lucas 19:1-10 OU Isaías 1:10-18; Salmo 32:1-7; II Tessalonicenses 1:1-4,11-12;
Lucas 19:1-10

Habacuque 1:1-4,2:1-4
1 Oráculo que o profeta Habacuc recebeu em visão.
2 Até quando, Javé, vou pedir socorro, sem que me escutes? Até quando clamarei a ti: «Violência!» sem que tu me tragas a salvação? 3 Por que me fazes ver o crime e contemplar a injustiça? Opressão e violência estão à minha frente; surgem processos e levantam-se rixas. 4 Por isso, a lei perde a força e o direito nunca aparece. O ímpio cerca o justo e o direito aparece distorcido.
Habacuque 2:1-4
1 Vou ficar de guarda, em pé sobre a muralha; vou ficar espiando para perceber o que Javé vai me falar, para ver como vai responder à queixa que eu fiz.
2 Então Javé me respondeu: «Escreva esta visão, grave com clareza em tabuinhas, para que se possa ler facilmente. 3 É uma visão sobre um tempo determinado, fala de um prazo e não vai decepcionar. Se demorar, espere-a, pois certamente ela virá e não atrasará. 4 Quem não é correto vai morrer, enquanto o justo viverá por sua fidelidade».

 

Salmos Litúrgicos Livro V Vigésimo Sexto Dia: Oração Matutina
Salmo 119:137-144 XVIII. Justus es, Domine
JUSTO és, ó SENHOR, * retos e íntegros os teus juízos.
138 Ordenaste os teus testemunhos com justiça, * e soberana fidelidade.
139 Meu zelo me consome, * prssoas opostas a mim se esquecem da tua palavra.
140 Tua promessa é totalmente comprovada; * e eu, que te sirvo, a amo.
141 Sou alguém humilde e vivo no esquecimento, * mas preservo os teus mandamentos.
142 A tua justiça é o direito eterno, * e a tua lei é a verdade.
143 Aflição e angústia apoderaram-se de mim, * mas os teus preceitos constituem o meu prazer.
144 A justiça de teus testemunhos subsiste eternamente; * dá-me que os entenda, e então viverei.


II Tessalonicenses 1:1-4,11-12
1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo.
2 A vocês, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
3 Irmãos, devemos agradecer sempre a Deus por vocês! É justo que o façamos, pois a fé que vocês têm está crescendo cada vez mais, e o amor que vocês têm uns pelos outros está se tornando cada vez maior.
4 Desse modo, podemos gloriar-nos de vocês entre as igrejas de Deus, por causa da firmeza e da fé que vocês mostram em meio a todas as perseguições e tribulações que suportam.
11 É também por isso que rezamos continuamente por vocês, a fim de que o nosso Deus os torne dignos do chamado que lhes dirigiu. Rezamos também para que Deus, com seu poder, os faça realizar todo bem que desejam e dinamize o trabalho da fé que vocês têm.
12 Desse modo, o nome do Senhor Jesus será glorificado em vocês e vocês também serão glorificados nele, conforme a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

 

Lucas 19:1-10
1 Jesus tinha entrado em Jericó, e estava atravessando a cidade. 2 Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos, e muito rico. 3 Zaqueu desejava ver quem era Jesus, mas não o conseguia, por causa da multidão, pois ele era muito baixo. 4 Então correu na frente, e subiu numa figueira para ver, pois Jesus devia passar por aí. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima, e disse: «Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa.» 6 Ele desceu rapidamente, e recebeu Jesus com alegria. 7 Vendo isso, todos começaram a criticar, dizendo: «Ele foi se hospedar na casa de um pecador!» 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: «A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.» 9 Jesus lhe disse: «Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 De fato, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»


OU


Isaías 1:10-18
10 Escutem a palavra de Javé, chefes de Sodoma; preste atenção ao ensinamento do nosso Deus, ó povo de Gomorra: 11 Que me interessa a quantidade dos seus sacrifícios? – diz Javé. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos. Não gosto do sangue de bois, carneiros e cabritos. 12 Quando vocês vêm à minha presença e pisam meus átrios, quem exige algo da mão de vocês? 13 Parem de trazer ofertas inúteis. O incenso é coisa nojenta para mim; luas novas, sábados, assembléias… não suporto injustiça junto com solenidade. 14 Eu detesto suas luas novas e solenidades. Para mim se tornaram um peso que eu não suporto mais. 15 Quando vocês erguem para mim as mãos, eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações, eu não escutarei. As mãos de vocês estão cheias de sangue.
16 Lavem-se, purifiquem-se, tirem da minha vista as maldades que vocês praticam. Parem de fazer o mal, 17 aprendam a fazer o bem: busquem o direito, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva. 18 Então venham e discutiremos – diz Javé. Ainda que seus pecados sejam vermelhos como púrpura, ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como escarlate, ficarão como a lã.

 

Salmos Litúrgicos Livro 1 Sexto Dia: Oração Vespertina
Salmo 32:1-7 Beati quorum
FELIZ daquele cuja transgressão é perdoada, * e cujo pecado é coberto.
2 Feliz a quem o SENHOR não atribui maldade, * e em cujo espírito não há fraude.
3 Mesmo guardando silêncio, meus anos se consumiam, * também no meu gemer de manhã à tarde.
4 Pois dia e noite sobre mim pesava a tua mão; * minha seiva secava ao calor do verão.
5 Confessei-te então meu pecado; minha maldade não ocultei. * Disse eu: Confessarei ao SENHOR minhas transgressões e tu perdoaste as minhas faltas.
6 Portanto, a pessoa piedosa orará a ti, a tempo de poder encontrar-te; * e no transbordar das águas, elas não o atingirão.
7 Tu és para mim um lugar secreto; da tribulação me preservas; * tu me cercas de alegres cantos de libertação.


II Tessalonicenses 1:1-4,11-12
1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo.
2 A vocês, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
3 Irmãos, devemos agradecer sempre a Deus por vocês! É justo que o façamos, pois a fé que vocês têm está crescendo cada vez mais, e o amor que vocês têm uns pelos outros está se tornando cada vez maior.
4 Desse modo, podemos gloriar-nos de vocês entre as igrejas de Deus, por causa da firmeza e da fé que vocês mostram em meio a todas as perseguições e tribulações que suportam.
11 É também por isso que rezamos continuamente por vocês, a fim de que o nosso Deus os torne dignos do chamado que lhes dirigiu. Rezamos também para que Deus, com seu poder, os faça realizar todo bem que desejam e dinamize o trabalho da fé que vocês têm.
12 Desse modo, o nome do Senhor Jesus será glorificado em vocês e vocês também serão glorificados nele, conforme a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.


Lucas 19:1-10
1 Jesus tinha entrado em Jericó, e estava atravessando a cidade. 2 Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos, e muito rico. 3 Zaqueu desejava ver quem era Jesus, mas não o conseguia, por causa da multidão, pois ele era muito baixo. 4 Então correu na frente, e subiu numa figueira para ver, pois Jesus devia passar por aí. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima, e disse: «Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa.» 6 Ele desceu rapidamente, e recebeu Jesus com alegria. 7 Vendo isso, todos começaram a criticar, dizendo: «Ele foi se hospedar na casa de um pecador!» 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: «A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.» 9 Jesus lhe disse: «Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 De fato, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»