DSabc05 ABC – Lit Eucarística para o Dia dos Santos Inocentes

DSabc5 ABC – Lit Eucarística para o Dia dos Santos Inocentes – Cor: vermelhoSalmo 124; Jeremias 31:15-17; Apoc 21:1-7; Mateus 2:13-18
Coleta: Santos Inocentes, 28 de dezembro
Lembramos diante de Ti, ó Deus, o extermínio dos santos inocentes de Belém pelo rei Herodes. Recebe, nos braços de tua misericórdia, todas as vítimas que sofrem inocentes, e, pelo teu grande poder, anula os intentos dos tiranos e estabelece o teu domínio de justiça, amor e paz. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.
*Prefácio da Encarnação

Porque nos deste Jesus Cristo, teu único Filho, o qual, por obra do Espírito Santo, nasceu neste tempo da Virgem Maria, e foi feito homem, para que nós, libertos do pecado, recebêssemos o poder de sermos teus filhos.
 

 Salmos Litúrgicos

Livro V

Vigésimo Sétimo Dia: Oração Matutina

Salmo 124 Nisi quia Dominus

SE NÃO fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, * ora diga Israel:

2 Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, * quando as pessoas se levantaram contra nós.

3 Então nos teriam engolido vivos, * quando sua ira se acendeu contra nós.

4 Teriam as águas transbordado sobre nós, * e teria a torrente passado sobre nossa alma.

5 Então as águas impetuosas, * sobre nossa alma teriam passado.

6 Bendito seja o SENHOR, * que não nos entregou como presa, quem era contra nós.

7 Nossa alma, qual pássaro, escapou do laço dos caçadores; * partiu-se o laço e nós escapamos.

8 O nosso auxílio está em o Nome do SENHOR, * que fez o céu e a terra.

 


Jeremias 31:15-17
15 Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e não se deixa consolar a respeito deles, porque já não existem.
16 Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz do choro, e das lágrimas os teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, e eles voltarão da terra do inimigo.
17 E há esperança para o teu futuro, diz o Senhor; pois teus filhos voltarão para os seus termos.


Apocalipse 21:1-7 
1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o èmega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.


Mateus 2:13-18
13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.
15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.
17 Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias:
18 Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.