oda034 Quinta

oda034 Quinta-feira, 2 de janeiro de 2020 : Salmo 20; Gênesis 12:1-7; Hebreus 11: 1-12

Salmos Litúrgicos Livro 1 Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 20 Exaudial te Dominus
RESPONDA-TE o SENHOR no dia da tribulação; * ponha-te em segurança o santo Nome de Deus de Jacó.
2 Do santuário te envie auxílio; * e do seu santo monte te fortaleça.
3 Recorde todas as suas oferendas; * e aceite teu holocausto.
4 Conceda-te conforme teu coração deseja; * e realize todos os teus desígnios.
5 Folguemos de júbilo por teu auxílio salvador; em nome de nosso Deus arvoremos o estandarte; *o SENHOR satisfaz a todos os teus rogos.
6 Agora sei que o SENHOR salva a seu ungido; * o SENHOR lhe responde de seus santos céus, com o poder salvador de sua destra.
7 Há quem confie em carros e outros em cavalos; * nós, porém, mencionamos o Nome do SENHOR nosso Deus.
8 Fraquejam e caem; * mas nós nos erguemos e ficamos de pé.
9 O SENHOR, salva o rei; * ouve-nos no dia em que te invocarmos.


Gênesis 12:1-7
1Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mos­trarei.
2″Farei de você um grande povo,
e o abençoarei.
Tornarei famoso o seu nome,
e você será uma bênção.
3Abençoarei os que o abençoarem
e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem;
e por meio de você
todos os povos da terra
serão aben­çoados”.
4Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, com­prados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chega­ram.
6Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Naque­la época, os cananeus habitavam essa terra.
7O Senhor apa­receu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão cons­truiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.


Hebreus 11: 1-12
1Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
2Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
3Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.
4Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.
5Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.
6Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
7Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.
9Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.
10Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.
11Pela fé Abraão – e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade – recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
12Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.