odb174 Segunda

odb174 Segunda-feira, 21 de maio de 2018 : Salmo 104:24-34,35b; Joel 2:18-29; 1 Coríntios 12:4-11 – Helena, Sustentadora da Missão, 330

Salmo 104:24-34,35b
Salmos Litúrgicos Livro IV Vigésimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 104:24-34,35b Benedic, anima mea
24 Ó SENHOR, quão numerosas são as tuas obras! * Todas elas fizeste com sabedoria; cheia está a terra de tuas riquezas.
25 Eis aí o mar grande e vasto, * onde se movem seres inumeráveis.
26 Ali andam os navios, * e o leviatã que formaste para com ele brincar.
27 Todas as criaturas esperam de ti, * que a tempo lhes dês o seu sustento.
28 Tu lhes distribuis e eles recolhem, * abres a mão e ficam saciados.
29 Ocultas tua face e ficam perturbadas; * se lhes tiras o fôlego, perecem e tornam-se no pó que eram.
30 Envias-lhes teu espírito e eles são criados; * e assim renovas a face da terra.
31 Seja para sempre a glória do SENHOR! * Regozije-se o SENHOR em suas obras!
32 Olha Deus para a terra e ela estremece; * toca as montanhas e elas fumegam.
33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; * cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu tiver existência.
34 Seja-lhe aceitável a minha meditação; * eu me alegrarei no SENHOR.
35b Bendiga ó minha alma, ao SENHOR. Louvem ao SENHOR.


Joel 2:18-29
18 Javé teve ciúmes da sua terra e compadeceu-se do seu povo. 19 Javé respondeu a seu povo: Eu lhes mandarei trigo, vinho e azeite em abundância, e nunca mais farei de vocês a vergonha das nações. 20 Mandarei para longe o invasor do Norte, para um lugar seco e deserto: a vanguarda para o mar do Oriente e a retaguarda para o mar do Ocidente. Aí, ele vai cheirar mal e feder, porque foi longe demais.
21 Terra, não tema; alegre-se e faça festa, pois Javé fez coisas grandiosas. 22 Não temam, feras, pois o verde voltou às pastagens dos campos. As árvores já estão carregadas de frutos, a figueira e a parreira já produzem sua riqueza. 23 Alegrem-se, filhos de Sião, e façam festa a Javé, o Deus de vocês. Pois ele mandou no tempo certo a chuva mansa e fez cair também a chuva forte: as primeiras e as últimas chuvas, tudo como antigamente. 24 Os terreiros estão forrados de cereais, os tanques estão transbordando de vinho e azeite novo. 25 Estou compensando os anos que foram devorados pelo gafanhoto, o saltador, o descascador, o cortador, o meu poderoso exército que um dia mandei contra vocês. 26 Agora vocês poderão comer com fartura e louvar o nome de Javé, o Deus de vocês, pois no meio de vocês ele fez maravilhas. Meu povo nunca mais passará vergonha. 27 Vocês ficarão sabendo, então, que eu estou no meio de Israel. Eu sou Javé, o Deus de vocês, e não há outro. Meu povo nunca mais passará vergonha.(A versãoo Pastoral só tem 27 versículos no segundo Capítulo).
+ Joel 2:28-29 (Biblia on line):28″E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
29 Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.


1 Coríntios 12:4-11
4 Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; 5 diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; 6 diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7 Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. 8 A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; 9 a outro, o mesmo Espírito dá a fé; a outro ainda, o único e mesmo Espírito concede o dom das curas; 10 a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o dom de falar em línguas; a outro ainda, o dom de as interpretar. 11 Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isso, distribuindo os seus dons a cada um, conforme ele quer.