odb176 Quarta-feira

odb176 Quarta-feira, 23 de maio de 2018 : Salmo 104:24-34, 35b; Ezequiel 37:1-14; João 20:19-23 – Têmporas

Salmo 104:24-34,35b
Salmos Litúrgicos Livro IV Vigésimo Dia: Oração Vespertina
Salmo 104:24-34,35b Benedic, anima mea
24 Ó SENHOR, quão numerosas são as tuas obras! * Todas elas fizeste com sabedoria; cheia está a terra de tuas riquezas.
25 Eis aí o mar grande e vasto, * onde se movem seres inumeráveis.
26 Ali andam os navios, * e o leviatã que formaste para com ele brincar.
27 Todas as criaturas esperam de ti, * que a tempo lhes dês o seu sustento.
28 Tu lhes distribuis e eles recolhem, * abres a mão e ficam saciados.
29 Ocultas tua face e ficam perturbadas; * se lhes tiras o fôlego, perecem e tornam-se no pó que eram.
30 Envias-lhes teu espírito e eles são criados; * e assim renovas a face da terra.
31 Seja para sempre a glória do SENHOR! * Regozije-se o SENHOR em suas obras!
32 Olha Deus para a terra e ela estremece; * toca as montanhas e elas fumegam.
33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; * cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu tiver existência.
34 Seja-lhe aceitável a minha meditação; * eu me alegrarei no SENHOR.
35b Bendiga ó minha alma, ao SENHOR. Louvem ao SENHOR.

Ezequiel 37:1-14
1 A mão de Javé pousou sobre mim e o espírito de Javé me levou e me deixou num vale cheio de ossos. 2 E o espírito me fez circular em torno deles, por todos os lados. Notei que havia grande quantidade de ossos espalhados pelo vale e que estavam todos secos. 3 Então Javé me disse: «Criatura humana, será que esses ossos poderão reviver?» Eu respondi: «Meu Senhor Javé, és tu que sabes». 4 Então ele me disse: «Profetize, dizendo: Ossos secos, ouçam a palavra de Javé! 5 Assim diz o Senhor Javé a esses ossos: Vou infundir um espírito, e vocês reviverão. 6 Vou cobrir vocês de nervos, vou fazer com que vocês criem carne e se revistam de pele. Em seguida, infundirei o meu espírito, e vocês reviverão. Então vocês ficarão sabendo que eu sou Javé».
7 Profetizei de acordo com a ordem que havia recebido. Enquanto eu estava profetizando, ouvi um barulho e vi um movimento entre os ossos, que começaram a se aproximar um do outro, cada um com o seu correspondente. 8 Observando bem, vi que apareciam nervos, que iam sendo cobertos de carne e que a pele os recobria; mas não havia espírito neles. 9 Então Javé acrescentou: «Profetize ao espírito, criatura humana, profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: Espírito, venha dos quatro ventos e sopre nestes cadáveres, para que revivam». 10 Profetizei conforme ele havia mandado. O espírito penetrou neles, e reviveram, colocando-se de pé. Era um exército imenso. 11 Em seguida, Javé me disse: «Criatura humana, esses ossos são toda a casa de Israel. Os israelitas andavam dizendo: ‘Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi. Para nós, tudo acabou’. 12 Pois bem! Profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: Vou abrir seus túmulos, tirar vocês de seus túmulos, povo meu, e vou levá-los para a terra de Israel. 13 Povo meu, vocês ficarão sabendo que eu sou Javé, quando eu abrir seus túmulos, e de seus túmulos eu tirar vocês. 14 Colocarei em vocês o meu espírito, e vocês reviverão. Eu os colocarei em sua própria terra, e vocês ficarão sabendo que eu, Javé, digo e faço – oráculo de Javé».

João 20:19-23
19 Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» 20 Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. 21 Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.» 22 Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. 23 Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.»