odb180 Segunda

odb180 Segunda-feira, 28 de maio de 2018 : Salmo 20; Números 9:15-23; Apocalipse 4:1-8

Salmos Litúrgicos Livro 1 Quarto Dia: Oração Matutina
Salmo 20 Exaudial te Dominus
RESPONDA-TE o SENHOR no dia da tribulação; * ponha-te em segurança o santo Nome de Deus de Jacó.
2 Do santuário te envie auxílio; * e do seu santo monte te fortaleça.
3 Recorde todas as suas oferendas; * e aceite teu holocausto.
4 Conceda-te conforme teu coração deseja; * e realize todos os teus desígnios.
5 Folguemos de júbilo por teu auxílio salvador; em nome de nosso Deus arvoremos o estandarte; *o SENHOR satisfaz a todos os teus rogos.
6 Agora sei que o SENHOR salva a seu ungido; * o SENHOR lhe responde de seus santos céus, com o poder salvador de sua destra.
7 Há quem confie em carros e outros em cavalos; * nós, porém, mencionamos o Nome do SENHOR nosso Deus.
8 Fraquejam e caem; * mas nós nos erguemos e ficamos de pé.
9 O SENHOR, salva o rei; * ouve-nos no dia em que te invocarmos.


Números 9:15-23
15 No dia em que foi montado o santuário, a nuvem cobria o santuário, isto é, a tenda da reunião, e desde o entardecer até o amanhecer, ela ficava sobre o santuário com aspecto de fogo. 16 Acontecia sempre o mesmo: de noite, a nuvem cobria o santuário, tomando aspecto de fogo até o amanhecer. 17 Quando a nuvem se elevava sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; quando ela parava, eles aí acampavam. 18 Eles se punham em marcha ou acampavam conforme a ordem de Javé. Permaneciam acampados durante todo o tempo em que a nuvem repousava sobre o santuário. 19 Se a nuvem permanecia muitos dias sobre o santuário, os filhos de Israel observavam a ordem de Javé e não partiam. 20 Às vezes, a nuvem ficava poucos dias sobre o santuário; então, permaneciam acampados ou partiam, de acordo com a ordem de Javé. 21 Às vezes, a nuvem ficava desde o entardecer até o amanhecer e, quando ela se levantava, ao amanhecer, eles se punham em marcha. Outras vezes, ficava um dia e uma noite e, quando ela se levantava, eles partiam. 22 Outras vezes ainda, a nuvem permanecia dois dias, um mês ou até um ano. Os filhos de Israel ficavam acampados e não partiam; quando a nuvem se levantava, então partiam. 23 Eles acampavam ou partiam de acordo com a ordem de Javé. Respeitavam a ordem de Javé, que era comunicada por Moisés.


Apocalipse 4:1-8
1 Depois de escrever as cartas às igrejas, eu, João, tive uma visão. Havia uma porta aberta no céu, e a primeira voz, que eu tinha ouvido falar-me como trombeta, disse: «Suba até aqui, para que eu lhe mostre as coisas que devem acontecer depois dessas.» 2* Imediatamente o Espírito tomou conta de mim. Havia no céu um trono e, no trono, alguém sentado. 3 Aquele que estava sentado parecia uma pedra de jaspe e cornalina; um arco-íris envolvia o trono com reflexos de esmeralda. 4 Ao redor desse trono havia outros vinte e quatro; e neles vinte e quatro Anciãos estavam sentados, todos eles vestidos de branco e com uma coroa de ouro na cabeça. 5* Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. 6* Na frente do trono havia como que um mar de vidro, como cristal. No meio do trono e ao redor estavam quatro Seres vivos, cheios de olhos pela frente e por detrás. 7 O primeiro Ser vivo parece um leão; o segundo parece um touro; o terceiro tem rosto de homem; o quarto parece uma águia em pleno vôo. 8* Cada um dos quatro Seres vivos tem seis asas e são cheios de olhos ao redor e por dentro. Dia e noite sem parar, eles proclamam: «Santo! Santo! Santo! Senhor Deus Todo-poderoso! Aquele-que-é, que-era e que-vem!»