Prefácio da Companheira Devocional

Prefácio 

O que é espiritualidade Francisclariana? Viver o Evangelho. Os jesuítas têm seus Exercícios Espirituais ou os beneditinos sua estrutura de ora et labora, os dominicanos sua pregação. E as francisclarianas têm o Evangelho. E ai? O mesmo não acontece com cada cristão, seja religioso, leigo ou ordenado? Afinal nós não somos tão especiais. Somos simples e comuns. Daí sua dificuldade. O núcleo da nossa espiritualidade Francisclariana é a nossa vocação batismal.

       Como anglicanos, dizemos, Lex orandi, lex credendi, tal como nós adoramos, assim acreditamos, porque as escrituras são a fonte principal da teologia anglicana. Nosso Livro de Oração Comum (LOC) é derivado quase inteiro das escrituras. Este livrinho que você tem nas mãos é um companheiro para a comunidade TSSF para ser usado junto com a Bíblia e com o LOC. Em particular é para ser usado em comunhão para fortalecer e nutrir nossa resposta ao desafio de, nas palavras de São Francisco, “observar o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.” Que seja assim!

 

Agradecimentos 

As orações, liturgias e cantos vêm de membros da TSSF Brasil e da comunidade TSSF do mundo. Especialmente damos graças às seguintes fontes: o Companheiro Devocional da Província das Américas, 2015; o novo Livro de Oração Comum (2015) da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Viviane Gonçalves Noel, Francisco de Assis e a profunda poesia de ser parte da natureza, (Lisboa: Chiado Editora, 2014, p. 29, 38, 44); Eugenio Hansen, OFS Frat. N. Sª dos Anjos da Porciúncula Porto Alegre, 2010 para o Cântico das Criaturas (adaptada para linguagem inclusiva); os Fontes Franciscanas (Editora Mensageiro de Santo Antônio, Santo André, SP, 2005) e Fontes Franciscanas I: S. Francisco de Assis, 3a. ed., Braga, Portugal, 2012.

       Os editores das Fontes geralmente concordam que estes escritos são autênticos de S. Francisco, salvo o “Absorbeat,” “Oração pela paz,” “Benção franciscana,” e “Benção de Santa Clara,” esta última encontrada em Celano, Legenda de Santa Clara.

       Agradecimentos à Comunidade de São Francisco, Ordem Primeira das Irmãs da Sociedade de São Francisco, pela permissão para incorporar material do sua Daily Qffice Book, c. 1996. Protegido por direitos autorais.

       ã 2015. Protegido por direitos autorais. Terceira Ordem, Província Das Américas, Sociedade de São Francisco, Região do Brasil. Permissão para reproduzir este livrinho em sua totalidade é alegremente dada. Por favor credite à Terceira Ordem, Província Das Américas, Sociedade de São Francisco. Para outros usos, contato: ministerprovincial@tssf.org.

 

 

 

 

 

Aviso

 

Este é um projeto em desenvolvimento.

Pedimos sua colaboração!

Por favor, envie correções e ideias para uma edição final

até julho de 2016 para: barbara.baumgarten@gmail.com