Category: Santos de agosto

06 de agosto – TRANSFIGURAÇÃO DE NSJC

jun 28 2013

VITRAL: TRANSFIGURAÇÃO DE CRISTO - STAINED GLASS: The Transfiguration of Christ06 de agosto – TRANSFIGURAÇÃO DE NSJC.

“A Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado (ou “metamorfoseado”) e se torna “radiante” no alto de uma montanha . Os evangelhos sinóticos (Mateus 17:1-9, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36) e uma epístola (II Pedro 1:16-18) fazem referência ao evento. Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Jesus é então chamado de “Filho” por uma voz no céu – presumivelmente Deus Pai – como já ocorrera antes no seu batismo.

A Transfiguração é um dos milagres de Jesus nos evangelhos, diferente dos demais pois, neste caso, o objeto do milagre é o próprio Jesus . Tomás de Aquino considerava a Transfiguração como o “maior dos milagres”, uma vez que ele complementou o batismo e mostrou a perfeição da vida no céu . A Transfiguração é também um dos cinco grandes marcos da vida de Jesus na narrativa dos evangelhos (os outros são o batismo, a crucificação, a ressurreição e a ascensão).

Na doutrina cristã, o fato de a Transfiguração ter ocorrido no alto de uma montanha representa o ponto onde a natureza humana se encontra com Deus: o encontro do temporal com o eterno, com o próprio Jesus fazendo o papel de ponte entre o céu e a terra”.

Fontes:
a) Texto, Wikipedia;
b) Vitral Transfiguração de Cristo, Caterdral do Bom Jesus, Pouso-  Alegre, MG  por laeti.photoshelter.com

13 DE AGOSTO – Jeremias Taylor

jun 27 2010

jeremiastaylor13 DE AGOSTO – JEREMIAS TAYLOR

Bispo de Down, Connor e Dromore, 1667

1) JEREMY TAYLOR  BISPO E TEÓLOGO (?15 agosto 1613  † 13 Agosto 1667)

Jeremias Taylor nasceu em Cambridge em 1613 e foi ordenado em 1633. Nos anos entre 1633 e a ascensão do puritanismo em 1645, Foi Membro de duas Universidades e Capelão do Arcebispo Laud e do Rei Charles. Em 1661, foi sagrado Bispo de Down e Connor na Irlanda. Dentre muitos livros de teologia, moral e devocional, o mais conhecido é “Regra e Exercícios para uma Vida Santa” (1650) e  Regra e Exercícios para uma Morte Santa (1651), ou simplesmente  “Vida Santa e Morte Santa”.  Alguns escritores, incluindo Charles Wesley um século depois, declarou que encontrou nos livros de Jeremias Taylor grandes  benefícios espirituais. Outro trabalho seu, “Liberdade de Profetizar”, argüi sobre a liberdade  de consciência e liberdade de falar dentro do contexto religioso. Vivendo em uma área que era majoritariamente Católico- Romana, ele foi atraído para a controvérsia, e escreveu um livro chamado Argumentos contra  o Papismo.

Uma das orações para Visitação aos Doentes encontrada no Livro de Oração Comum (página 316, do ano de 1928 Edição Americana) foi escrita por Taylor, conforme transcrito abaixo:

“Ó Deus, cujos dias não conhecem fim, e cujas misericórdias não têm número; Traze continuamente a nossa lembrança, nós te suplicamos, a brevidade e incerteza da vida humana;

Leia+

15 de agosto – VIRGEM MARIA

jun 26 2010

 

 

O anglicanismo não nega os séculos de tradição que recebeu da patrística e da escolástica, mas também não rejeita o sopro renovador trazido pela Reforma protestante do século XVI. O Hinário Anglicano no seu Hino 218 contempla Maria Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo com um dos mais belos cânticos: Ó Virgem Mãe do Redentor,Cheia de graça, em seu louvor,Também cantas – Aleluia! Lá nas alturas entre os anjos,Na companhia dos arcanjos:Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”

 

TRÊS PONTOS DE VISTA  NA  COMUNHÃO  ANGLICANA  SOBRE  MARIA:

nswalsingham

1) Nossa Senhora de Walsingham

Conta-se que “no ano de 1061, Nossa Senhora apareceu a uma mulher chamada Richeldis de Faverches e lhe pediu que construísse ali uma casa igual a que Maria vivera e Recomendou que ela mantivesse exatamente as mesmas medidas da casa original em Nazaré. Mas foi somente depois de três aparições que a senhora Richeldis começou a realizar a obra que Nossa Senhora lhe havia pedido.

Depois de muito sofrimento, a senhora Richeldis não estava obtendo êxito em sua missão, parecia que tudo falhava e assim não estava conseguindo construir a replica da “Santa Casa” de Nazaré, então, ela se dirigiu a Nossa Senhora e começou a rezar. Durante a madrugada de oração que realizava Nossa Senhora atendeu ao seu pedido milagrosamente. A casa apareceu finalmente pronta a 200 pés do local onde a obra havia sido iniciada. Muitas graças e milagres se deram depois disso neste santo lugar.

A fama de Walsingham se espalhou e vários outros lugares de oração foram construídos por causa da casa que se tornou um memorial da anunciação do Anjo Gabriel a Virgem Maria.

Leia+

20 de agosto – São Bernardo, Abade de Clairvaux, 1153

jun 25 2010

sao-bernardo-de-clairvaux20 de agosto – São Bernardo, Abade de Clairvaux, 1153

 

Conhecido tambem como São Bernardo Claraval, ele nasceu no castelo dos Fontaines de Dijon na França, filho de Tescelin Sorrel e Aleth de Montbard. Ele era o terceiro de uma família de sete filhos Bernardo estudou em Châtillon e com a morte de sua mãe decidiu entrar na vida religiosa. Em 1112 ele persuadiu quatro de seus irmãos e 27 parentes e amigos a entrarem para o Monastério Cisterciano de Cîteaux que tinha sido fundado em 1098 e estava sob a brilhante liderança do Abade São Stefhen Harding. Terminado o seu noviciado Bernardo foi enviado com 12 monges para fundar um monastério em Langres. Esta abadia tornou-se Clairvaux , a casa mãe das 68 abadias Cistercianas. Sua reputação com escolástico e santo se espalhou e Bernardo foi o consultor de papas e monarcas. Em 1140 São Bernardo começou a pregar e a e a fazer vários milagres e a defender a fé. O controvertido teólogo e filósofo Peter Albélard enfrentou questões de Bernardo sobre racionalismo e promoções do racionalismo humano.
Bernardo ensinou a certeza da fé e da tradicional autoridade como antídotos da heresia. Ele foi um instrumento na condenação de Abélard pelo Consílho de Sens.

Leia+

24 de agosto – São Bartolomeu, Apóstolo

jun 24 2010

bartolomeu-ou-natanael24 de agosto – São Bartolomeu, Apóstolo

 

Conhecido também como Nathanael

Bartolomeu, Apóstolo e mártir. Ele foi um dos doze apóstolos mencionados nos “Atos dos Apóstolos”. Seu nome significa “filho de Tolomai”. Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no Evangelho de João. A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia. Oficiais armênios o condenaram e foi despelado vivo e depois decapitado. Acredita-se ainda que ele pregou tambem na Mesopotania, Pérsia e Egito. Um pequeno evangelho é também atribuído a ele .Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado. Sua relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari, Sicília e Benevento na Itália.

O Rei Edward, o Confessor que reinou de 1041 a 1066 é tido como tendo guardado uma relíquia de sua faca. Ele é o patrono dos padeiros, alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro. Ele é na liturgia da Igreja mostrado com uma faca e um pedaço de pele ( por causa de sua morte).

Curiosidade:

Pareceu que São Nathanael seria o único apóstolo canhoto e assim é também o padroeiro  dos canhotos.

 

Fonte: http://www.cademeusanto.com.br