Category: Santos mês 8

27 de Agosto D. HÉLDER CÂMARA e D.LUCIANO M. DE ALMEIDA

jul 30 2020

27 de Agosto

DOM HÉLDER CÂMARA (1999) e

DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA (2006)

Bispos Brasileiros e Testemunhas Proféticas

 

            Dom Hélder Pessoa Câmara OFS foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar no Brasil. Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

            Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida SJ foi um religioso jesuíta e bispo católico. Foi o quarto arcebispo de Mariana. Ele era um homem de caridade quem promoveu obras sociais para ajudar viciados em drogas, idosos e menores abandonados. Dom Hélder e Dom Luciano eram servos dos humildes, dos pobres, dos simples e dos marginalizados.

 

 

Coleta: Glorioso Deus, que ateias a flama de teu amor nos corações dos seus servos, Hélder Câmara e Luciano Mendes de Almeida, concede a nós, que te servimos, a mesma fé e o mesmo poder de amor; a fim de que, assim como nos regozijamos em seus triunfos, aproveitemos com seus exemplos; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

 

25 de Agosto LOUIS IX

jul 30 2020

25 de Agosto

LOUIS IX (1270)

Protetor da Ordem Terceira

           

            Louis IX personificou os ideais mais altos de regente cristão medieval. Já desde o início de seu mandato, Louis era o monarca ideal: sinceramente religioso, mas não fanático; imparcial e misericordioso em administrar a justiça, insistindo nos direitos de cada pessoa; estadista agudo e confiável. Ele pôde reconciliar o poder real com a grande simplicidade e pobreza de espírito. Acima de tudo, a qualidade que ele mais valia e que de fato ele possuía, era a integridade. Ele é honrado como luz brilhante da Ordem Terceira e é um de nossos padroeiros (os outros são Francisco, Clara e Elizabeth da Hungria).

 

Coleta: Ó Deus, chamaste teu servo Louis da França a um trono terrestre a fim de avançar teu reino celestial, e lhe deste zelo por tua igreja e amor por teu povo:   concede misericordiosamente que nós, que hoje o comemoramos, sejamos frutíferos em boas obras, e alcancemos a gloriosa coroa de teus santos; por Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém

Eucaristia: Gálatas 6:14-18              Oração da Manhã:

                      Salmo 37:24-33                                  Salmos 71, 84

                       Mateus 16:24-27                                Eclesiástico 39: 5-11

                                                                                 Lucas 10: 1-16

1a Oração da Tarde:                          2a Oração da Tarde:

    Salmos 27, 42                                           Salmos 121, 124, 142

    Êxodo 24:12-28                                        Isaías 6: 1-8

    Mateus 5:1-12                                           João 11: 20-41

17 de Agosto ROQUE DE MONTPELLIER

jul 30 2020

17 de Agosto

ROQUE DE MONTPELLIER (1327)

Ordem Terceira

 

            Filho único de um nobre, Roch de Montpellier foi educado de uma maneira devota. Com 20 anos, quando ambos os seus pais morreram, ele vendeu todos os seus bens, deu a renda aos pobres, se tornou membro da Ordem Terceira e começou uma peregrinação para Roma. Em sua jornada para Roma, Roch encontrou cidades saqueadas por epidemias. Em cada povoado, Roch ofereceu os seus serviços, trabalhando dia e noite para cuidar dos doentes. Finalmente quando ele mesmo ficou doente, a ajuda lhe foi recusada por ser “um estrangeiro”. Roch se alimentava na floresta sendo sustentado por comida trazida por um cachorro. Após sua recuperação, foi inspirado por Deus a voltar para casa, Montpellier. Mas encontrou desta vez sua cidade saqueada pela guerra, e, tomado por espião pelo seu próprio tio, foi lançado na prisão e esquecido durante cinco anos. Depois de receber os últimos sacramentos e agonizando, uma tabuleta apareceu na parede na qual aparecia em letras douradas o nome de Roch, com a predição de que todos que invocassem sua intercessão seriam livrados da pestilência.

 

Coleta: Ó Deus que concedeste a Roch de Montpellier a promessa de não permitir que ninguém que buscasse a sua intercessão fosse afligido com uma doença contagiosa: Concede que nós, que celebramos a sua memória, possamos ser preservados de todo contágio de alma e corpo. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

14 de Agosto MAXIMILIAN KOLBE

jul 30 2020

14 de Agosto

MAXIMILIAN KOLBE (1941)

Frade da Primeira Ordem

 

            Este padre polonês da Ordem Conventual dos Frades Menores e fundador da Milícia de Maria Imaculada foi preso em Auschwitz pelos Nazistas em maio de 1941. Dr. Joseph Stemler, outro prisioneiro, lembrou: “Como muitos outros, arrastei-me à noite pelo chão vazio da enfermaria para a cama do Padre Maximilian. A saudação foi conmovedora… ‘Ódio não é criativo’, ele sussurrou para mim. ‘Nossa dor é necessária para que aqueles que viverem depois de nós possam ser felizes.’” Uma fuga do acampamento resultou na condenação à morte por fome para dez prisioneiros. Maximilian se apresentou para tomar o lugar de um condenado que tinha esposa e filhos. A troca foi aceita, e ele ministrou aos seus companheiros na sua longa agonia. Depois de três semanas, o algoz do acampamento matou Maximilian e os três sobreviventes com injeções de ácido carbólico.

 

Coleta: Todo poderoso e eterno Deus, te louvamos por que tu podes transformar nossa fraqueza em força. Como tu chamastes Maximilian para dar a sua vida pelo irmão e sempre ter fé na vitória final do bem: Concede-nos a graça de viver em testemunho fiel a ti, mesmo até a morte, por nossos irmãos e irmãs. Pedimos-te isto no nome de Jesus, nosso único mediador e defensor. Amém.

11 de Agosto CLARA

jul 30 2020

11 de Agosto

CLARA (1253)

Fundadora da Ordem Segunda

 

            No Domingo de Ramos de 1212, Clara, aos 17 anos, fugiu da casa dos seus pais nobres em Assis para se unir a São Francisco. Depois de receber os votos religiosos dela, de cortar o seu cabelo e lhe dar um hábito para substituir o seu vestuário de cetim elegante, Francisco a colocou em um convento Beneditino. Logo ele pôde estabelecê-la na igreja e no convento de São Damião onde ela viveu por mais de 40 anos como encarregada de uma comunidade de freiras contemplativas. Sua irmã Agnes e também sua mãe se tornaram parte da ordem religiosa que se espalhou, ainda na vida de Clara, até a Alemanha e Boêmia. É dito que Clara teria derrotado os soldados de Frederick II pela sua fé no Santo Sacramento. O laço de amor entre Francisco e Clara era forte e significante, entretanto eles se viam um ao outro apenas raramente. O exemplo do seu amor a Deus, um ao outro, e à família inteira de Deus informa e inspira todas as ordens franciscanas até nossos dias. Clara morreu dois dias depois de receber a aprovação da sua regra pelo Papa ligando as Clarissas Pobres ao ideal franciscano de completa pobreza.

 

Coleta: Deus de paz, que na santidade da bem-aventurada Clara nos deu uma luz clara para brilhar na escuridão deste mundo: Dá-nos a graça de assim seguir nos passos dela para que possamos, ao menos, nos alegrar com ela em sua glória eterna; por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Eucaristia: Cântico de Salomão 2:10-13                  

Salmo 63:1-8 ou 34:1-8

Lucas 12:32-37

1a Oração da Tarde: Salmos 27, 113

Cântico de Salomão 8:3-7a

Apocalipse 19:1-9

Oração da Manhã: Salmos 27, 113

Eclesiástico 2:1-9

Mateus 11:44-51

2a Oração da Tarde: Salmos 61, 66

Isaías 54:1-8

Mateus 11:25-30