Category: Santos de maio

01 de maio – SÃO FELIPE E SÃO TIAGO (o Menor), APÓSTOLOS

fev 28 2010

sao felipe-e-sao-tiago-apostolos

São FELIPE

Nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, Mt 10.3, natural de Betsaida do Mar de Galiléia, de onde também o eram André e Pedro. Jesus encontrou-o em Betânia, além do Jordão, onde João batizava, ali foi convertido e chamado por Jesus para ser discípulo. Encontrou a Natanael e levou-o a Jesus, convencido de que, em conversa com o Mestre, se convenceria de que ele era o Messias. A sua confiança não falhou, Jo 1. 43-48. Um ano depois, Jesus o incorporou ao apostolado. Quando nosso Senhor estava a ponto de operar o milagre de multiplicar os pães para os cinco mil, Jesus procurou dar a Felipe uma concepção da magnitude do milagre, perguntando-lhe: “Com que compraremos nós o pão de que estes necessitam para comer?” ,João 6.5,6. No dia da entrada triunfal em Jerusalém, certos gregos desejaram ver a Jesus, e pediram a Filipe que os apresentasse a ele, 12. 20-23. Em suas relações com Cristo, os discípulos estavam em contacto com o Pai, mas quando Jesus disse, quem me vê a mim vê também o Pai, Filipe parece não ter compreendido, e, por isso, replicou: ‘Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”, 14. 8-12. O seu nome aparece entre os que se achavam reunidos no quarto alto, depois da ressurreição, At 1. 13. É a última noticia autêntica que temos a seu respeito. A tradição fala de sua vida apostólica de um modo mui confuso e contraditório.

Biografia cf Dicionário da Bíblia, John Davis

 barra16

sao-tiago-o-menor

Tiago Menor, de um conjunto de figuras datado de 1850

Tiago, filho de Alfeu e um dos apóstolos de nosso Senhor, Mt 10. 3;  Mc 3. 18; Lc 6. 15; At 1. 13. Nada  mais se diz a seu respeito. É natural supor que o Tiago mencionado em Mt 27. 56; Mc 15. 40; 16. 1; Lc 24. 10, seja este mesmo Tiago, e neste caso, tem ele o sobrenome de Menor”, talvez por ser de  pequena estatura, Mc 15. 40.
Sua mãe chamava-se Maria e foi uma das mulheres que acompanharam  a Cristo. Sabe-se também que era irmão de José, Levi ou Mateus, que segundo Mc 2. 14, era filho de Alfeu, pode bem ser mais um de seus irmãos, e também Judas o apóstolo, entra na irmandade de  Tiago,segundo a tradução de Figueiredo (e que a Versão Brasileira dê como sendo filho dele), segundo Lc 6. 16 e At 1.13.
É possível ainda identificar a Maria, mulher de Clopas, mencionada em Jo 19. 25, com a Maria, mãe de Tiago, e, portanto, irmã de Maria, mãe de Jesus. De acordo com esta combinação, Tiago, filho de Alfeu, deve ser primo-irmão de Jesus. Pode-se ainda tirar outra conclusão, por causa da semelhança de nomes dos irmãos do Senhor com os dos filhos de Alfeu, que este primo-irmão de Jesus é um dos irmãos do Senhor. Todos estes raciocínios não são muito seguros e não encontram base firme nos fatos bíblicos. Há outros personagens bíblicos com o nome de Tiago, lembrados nos dias abaixo:

Tiago Maior, 25 de julho,

Tiago, o Justo, 25 de outubro.

Biografia cf Dicionário da Bíblia, John Davis.

 

2 de maio – Atanásio, Bispo de Alexandria, 373

fev 27 2010

 

atanasio

2 DE MAIO – ATANÁSIO

Chegou o dia em que a Igreja se viu livre da perseguição mortal dos pagãos. Era o ano 313 e o famoso Edito de Milão transformou o cristianismo, de perseguido a favorecido pelos imperadores. Mas a luta não terminou, pois na mesma época a semente da discórdia foi plantada no interior do catolicismo, com a heresia do arianismo. Foi então que a fé extrema e a dedicação na defesa da divindade de Cristo transformaram Santo Atanásio, o bispo de Alexandria, no mais vigoroso combatente dos hereges.

Atanásio nasceu no Egito em 296, filho da cidade da qual seria o bispo mais lembrado. Ainda adolescente foi considerado um dos homens mais inteligentes de Alexandria entre os gênios que ali vivam. Ingressou na Igreja por meio do bispo Alexandre. Na qualidade de seu assessor especial, embora fosse apenas diácono, Atanásio participou do Concílio de Nicéia, em 325, e passou para a história.

Leia+

04 de maio – Mônica, mãe de Agostinho de Hipona, 387

fev 25 2010
s_monica

Painel de Andrea del Verrocchio (S. Spirito, Florence, séc. XV, detalhe).

04 de Maio: SANTA MÔNICA
Mãe de Santo Agostinho. Nasceu em Tagaste (Norte da África) em 332. Com o coração compungente acompanhou a vida dissoluta e dedicada à heresia maniqueísta de seu filho Agostinho. E por ele orava. O grande bispo Santo Ambrósio, que tinha se tornado muito amigo de Agostinho e de sua mãe, teve também um papel muito importante na conversão do futuro doutor da Igreja. Em 386, Agostinho anunciou sua conversão ao cristianismo. Mônica é um modelo para as mães cristãs. Ela provou com a sua fé que ” tudo pode ser mudado pela força da oração. ” Morreu aos 55 anos. Sobre ela, Santo Agostinho escreveu: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade “.

Santa Mônica: a criação do ideal da mãe cristã

Tratar um tema histórico situado no âmbito da História das Mulheres possui inúmeros atrativos, e alguns problemas. De início, o universo feminino, por vezes tão ambíguo e indecifrável para nós, exerce fascínio exatamente por sua multiplicidade e riqueza. Como afirma Georges Duby, “E afinal, que sabemos nós delas?” (DUBY, s/d: 7). Quanto mais vivemos e convivemos com elas, mais nos apaixonamos, mais nos interrogamos e menos obtemos respostas. Isso nos oferece um mundo de possibilidades psico-afetivas; essa é uma estrada com um longo e sinuoso trajeto sem fim, mas que sempre adoramos percorrer e tentar decifrar.

Leia+

09 de Maio – Gregório Nazianzeno

fev 23 2010

gregoronazianzeno

Nasceu em Arianzo, vila próxima a Nazianzo, na Capadócia. Dedicou-se à defesa da doutrina da Santíssima Trindade, definida pelo Concílio de Nicéia, 325. Era filho de São Gregório o Velho. A formação de Gregório iniciou-se na escola de Cesaréia. Em 381 o  Concílio de Constantinopla condenou o  arianismo e nomeou Gregório Nazianzeno bispo da Cidade.

Passou os últimos dias de sua vida em meditação e escrevendo. É conhecido também como um dos padres capadócios (Gregório Nazianzeno, Basílio o Grande e Gregório de Nissa), que reafirmaram no século IV a Ortodoxia Cristã frente às heresias.

25 de maio – O Venerável Beda

fev 15 2010
beda

Beda, num manuscrito medieval

25 de maio – Venerável Beda – Presbítero e Monge de Jarrow, 735

Beda (anglo-saxão Bæda, inglês Bede), também conhecido como São Beda ou, mais comummente, Beda Venerável ou O Venerável Beda (do inglês The Venerable Bede), nascido cerca de 672 e falecido a 27 de Maio de 735), foi um monge anglo-saxão do mosteiro de Jarrow, na Nortúmbria. Tornou-se famoso pela sua História Eclesiástica do Povo Inglês (Historia Ecclesiastica Gentis Anglorum), donde derivou o título de «Pai da História Inglesa», embora tenha escrito sobre muitos outros temas.

Logo após a morte, tornou-se conhecido como O Venerável Beda, mas não viria a ser canonizado pela Igreja Católica (apenas o foi pela Igreja de Inglaterra, quando esta se separou daquela, no século XVI). Não obstante, a sua importância para a doutrina católica foi reconhecida em 1899, quando foi declarado Doutor da Igreja como São Beda Venerável.          

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre