Category: Santos de março

2 de Março – Bispo Chad

mar 03 2015
chad

Chad

2 de Março  –
Bispo Chad (Ceada o Ceades), Santo

Martirológio Romano: Em Lichfield, em Inglaterra, são Ceada, bispo, que em momentos difíceis exerceu o oficio episcopal nas províncias de Mercia, Lindisfarne e do centro de Inglaterra, desempenhando este ministério com grande perfeição de vida, segundo os exemplos dos antigos padres (672).  Não é um nome muito comum em nossa cultura latina, mas sim na anglo-saxónia.  Quando Wilfrido foi eleito bispo de York, sentia mais ainda em seu coração de apóstolo a necessidade de estender o reino de Deus por outros sítios que não haviam sido trilhados antes.  Foi então quando lhe veio a ideia de enviar a Chad como bispo a Nortthumbria. Aqui, como faziam os apóstolos de Jesus, se entregou plenamente a seu trabalho.  Percorria a pé todos os lugares que pertenciam a sua diocese. Semeava nos corações a calma; ajudava aos pobres, pregava-lhes a Palavra de Deus, sem excluir nunca aos nobres e ricos. Deus veio para a salvação de todos.  Eram tão ternas as entranhas de Chad que a todo o mundo considerava como a seus filhos. Se chegavam os dias chuvosos ou as tormentas, fazia muita oração por todos e porque suas colheitas fossem boas.  Também acontecia, com o mau tempo, encerrar-se horas e horas na igreja para recitar os Salmos da Bíblia.  Esteve missionando, essa é a palavra, durante dois anos. Após eles, havia ocupado o primado de Inglaterra, que está em York, um tal Teodoro. Não tinha boas intenções para com o incansável missionário Chad. E apenas pôde, lhe exigiu que renunciasse a ser bispo. Chad disse que estava sempre à disposição do que Deus lhe pedisse em cada instante. Assim pois, deixou seu cargo.  Transcorreram somente alguns meses. Tempo suficiente para que Teodoro re-capacitasse na injustiça que havia cometido com Chad. Para compensar o mal que se comportou com ele, o nomeou canonicamente –esta vez sim segundo ele – bispo de Lichfield.  Igualmente levou a cabo um grande apostolado durante três anos, até que a praga da peste levou-o à eternidade. Era o ano 672, tal dia como hoje.

Comentários ao P. Felipe Santos: al Santoral”>al Santoral”>al Santoral”>fsantossdb@hotmail.com

 

03 de março – John e Charles Wesley

jan 29 2010

johnwesley

John Wesley
Filho de Samuel e Suzana Wesley, família de ministros anglicanos, nasceu a 17 de junho de 1703, em Epworth (Inglaterra).
Suzana Wesley começou a alfabetizar o John aos cinco anos de idade, usando o livro dos Salmos como apostila. Ainda na infância Jonh Wesley escapou da morte em um incêndio que destruiu toda sua casa, onde estivera preso no segundo andar.
Jonh Wesley iniciou seus estudos pastorais em Oxford onde inicia a se reunir com um grupo de estudantes para meditação bíblica e oração, sendo conhecidos pelos colegas universitários de “Clube Santo”.
Neste grupo Wesley e seu irmão Carlos iniciaram a visitar e evangelizar os presídios. Wesley passou então a se interessar mais pela questão social de seu país e a miséria que a Inglaterra vivia na época.
Um dos episódios que marcou o início do metodismo foi viagem missionária de Jonh Wesley à Virginia nos EUA para “evangelizar os índios” tendo praticamente fracassado. Em sua viagem de retorno Jonh Wesley expressa sua frustração “fui à América evangelizar os índios, mas quem me converterá?”. Nesta ocasião entrou em contato com os Irmãos Morávios, grupo de cristãos pietistas que buscavam a conversão pessoal mediante o Espírito Santo.
Sua pregação era feita mais ao ar livre. Era um pregador itinerante, tendo restrições da  Igreja Anglicana, pelo seu rigor na busca pela santidade. Pregou milhares de sermões de profundo impacto.
Hoje, além dos seguidores do Metodismo, a vida de muitos são influenciada pela missão de Wesley. Movimentos posteriores como o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo devem muito a ele. A insistência wesleyana da busca da santificação pessoal e social contribuem significativamente para a ideologia da busca de uma vida e mundo melhor. Faleceu a 22 de março de 1791, em Londres, Inglaterra
Origem: Livre interpretação e adaptação de texto da Wikipédia, a enciclopédia livre

 

________________________________________________________________________________________


charleswesley

Charles Wesley
(1707 – 29 de março de 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.
Assim como seu irmão, ele nasceu em Epworth, Lincolnshire, Inglaterra, onde seu pai era pastor. Ele foi educado na Christ Church College, em Oxford, e formou o grupo “Metodistas de Oxford” entre seus companheiros de escola em 1729. Charles seguiu os passos de seu pai e seu irmão ordenando-se em 1735 e viajando com John para Geórgia, Estados Unidos, na comitiva do governador James Oglethorpe, retornando um ano depois. Em 1749, Charles casou-se com a jovem Sarah Gwynne, filha de um galês que havia se convertido ao metodismo. Ela acompanhou os dois irmãos em suas jornadas evangelizadoras pela Inglaterra, até que Charles parou de viajar em 1765.
Apesar de serem muito próximos, Charles e seu irmão nem sempre concordavam com as questões relativas à fé. Em particular, Charles opunha-se fortemente à idéia de uma ruptura com a Igreja da Inglaterra, pela qual eles haviam sido ordenados.
Como resultado de suas composições, a Gospel Music Association estadunidense, em reconhecimento à suas contribuições para a música gospel, incluiu Charles Wesley no Hall da Fama da Música Gospel em 1995.
 Origem: Livre interpretação e adaptação de texto da Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

9 de março – Gregório , Bispo de Nissa

jan 27 2010

gregorio-de-nissa

Gregório, Bispo de Nissa, (331-394).

Teólogo e filósofo cristão nascido em Cesaréia, da Capadócia, na Anatólia, Ásia Menor, hoje Kayseri, Turquia, irmão de Basílio de Nissa, destaque na consagração do pensamento cristão e um dos personagens mais significativos da idade de ouro da Patrística e um dos precursores do trabalho de Santo Agostinho. Estudou em Cesaréia, Alexandria e Atenas e começou a vida como professor de retórica até que se voltou para os estudos religiosos e para a devoção cristã (360). Foi consagrado bispo de Nissa, pequena localidade da Capadócia (371) por seu irmão Basílio, bispo metropolitano de Cesaréia. Deposto (376) por Valenciano, imperador arianista, doutrina que negava a divindade de Cristo, mas reconquistou o cargo (378), após a morte do imperador. Nos anos seguintes desempenhou intensa atividade eclesiástica, visitou várias igrejas da Anatólia e participou do Concílio de Constantinopla (381), onde com seus textos anti-heréticos formulou a doutrina da Santíssima Trindade, utilizando argumentos inspirados na teoria das idéias de Platão. Sua obra teológica de maior destaque foi O grande discurso catequético. Também merece destaque o seu Criação do homem.

Leia+

12 de março – Gregório Magno, Bispo de Roma, 604

jan 25 2010


Sao-gregorio-magno

12 DE MARÇO – GREGÓRIO MAGNO, BISPO DE ROMA, 604

 São Gregório Magno nasceu em Roma, por volta de 540. Pertencia a uma das principais famílias romanas. É considerado um dos mais célebres papas da história da Igreja. Afirmam os historiadores que toda a Idade Média viveu sob o signo do pensamento de São Gregório Magno. Seu pontificado durou 14 anos (de 3 de setembro de 590 a 12 de março de 604). Foi o primeiro a usar o nome de servo dos servos de Deus. Fundou sete mosteiros, seis na Sicília e um em Roma. Organizou a defesa de Roma, ameaçada pelas invasões dos bárbaros; organizou a administração dos bens públicos, cuidou dos aquedutos, lutou pelos interesses dos colonos e contra os poderosos que ainda teimavam em escravizá-los.

Leia+

17 de março – Patrício, Bispo e Missionário da Irlanda, 461

jan 23 2010

 

patricio

17 DE MARÇO – PATRICIO, BISPO E MISSIONÁRIO DA IRLANDA, 461

Muito reverenciado nos Estados Unidos como S. Patrick. Em Nova York existe uma linda catedral com o seu nome. Viveu de 385 a 461. É o padroeiro da Irlanda e um dos mais amados de todos santos, nos países de língua inglesa. Magnonius Sucatus Patricius era um cidadão romano nascido na Bretanha Romana perto de Bannavem Taburniae (um local desconhecido talvez na baixa Severn, em North Wales), filho de Calpurnius, um diácono e neto de um padre de nome Potitus (não era incomum os diáconos e padres se casarem naquela época).Capturado na idade de 16 anos por bandidos irlandeses foi levado para a Irlanda e vendido como escravo. Ele cuidava de um rebanho no Condado de Antrim (embora a tradição diga que ele cuidava do rebanho na Floresta de Voclut, a qual é perto de Killara no condado de Mayo). Durante 6 anos ele foi escravo e no verão de 407 estava em um navio transportando cães de caça irlandeses para o continente quando ao aportarem em Gaul, foram atacados por nórdicos e Patrick ficou aos cuidados de uma Instituição Monástica da região;

Leia+