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9 de setembro – Constancia e seus companheiros mártires 1878

set 04 2020

9 de setembro – Constancia e seus companheiros mártires 1878

O martírio de Constance e seus cinco companheiros, que morreram com um mês de diferença um do outro enquanto ministravam aos residentes de Memphis, Tennessee, em meio à epidemia de febre amarela de 1878, sempre inspirou o ministério da Catedral Episcopal de Santa Maria. .

A Rev. Laura Gettys, reitora interina da Catedral de Memphis, disse ao Episcopal News Service que a questão é como continuar a viver a história e não deixá-la na prateleira como uma lenda do passado. Ela disse que isso é especialmente verdadeiro agora, porque a pandemia COVID-19 inspira os membros da catedral, mas as restrições de movimento desafiam seus ministérios.

“Nos dias em que me sinto particularmente oprimido, estou ciente do que eles fizeram. Eles apareceram e foram fiéis e estavam lá para aqueles que mais precisavam deles. Eles estavam lá para orar, por amor, por compaixão e muitas vezes por cuidados médicos ”, disse Gettys.

O Rev. Tobias Stanislas Haller escreveu este ícone de Constance e seus companheiros em 1999, originalmente para o Ministério de Recuperação Fessenden da Irmandade de São Gregório em Yonkers, Nova York. O ícone foi posteriormente entregue na Catedral Episcopal de Santa María. Foto: Tobias Stanislas Haller

O legado dos “Mártires de Memphis”, como são conhecidos, “é um presente e um desafio”, disse ele. “Está em cada fibra de quem somos e do que se trata.” Os episcopais na catedral seguiram o exemplo dos mártires, tornando-se um centro de adoração e serviços para a comunidade, disse Gettys, com foco no companheirismo e nas desigualdades na habitação e na saúde.

A epidemia de febre amarela começou em Nova Orleans em 1878, espalhou-se pelo rio Mississippi e avançou para o interior. Estima-se que 120.000 pessoas contraíram febre hemorrágica e entre 13.000 e 20.000 morreram.

A história dos mártires é de partir o coração de pessoas morrendo nas ruas e parques, enquanto outros foram considerados “insensíveis sem assistentes”, de acordo com um relato histórico compilado no ano seguinte.

Começa em 1873 quando freiras episcopais da Comunidade de Santa Maria em Nova York, incluindo eventuais mártires Constance e Thelca, vieram a Memphis depois que o bispo do Tennessee Charles T. Quintard pediu ao bispo de Nova York Horatio Potter para enviar algumas irmãs fundaram uma escola em Memphis. Eles logo encontraram uma epidemia de febre amarela e as professoras começaram a amamentar Memphians doentes. Foi o primeiro de três surtos de febre amarela na cidade em mais de 10 anos.

Cinco anos depois, após o fim do ano letivo, Constance e Thelca estavam descansando na casa-mãe da ordem em Peekskill, Nova York, quando receberam a notícia em 5 de agosto de que a febre havia atingido Memphis pela segunda vez. Como residentes com posses, cerca de 30.000, fugiram da cidade, as irmãs prepararam-se para voltar. Eles combinaram de enviar dinheiro e suprimentos com antecedência para Memphis. Quando eles chegaram em 20 de agosto, descobriram que o Bairro da Catedral era a área mais infectada da cidade. Planos haviam sido feitos para que as freiras cuidassem dos doentes na cidade durante o dia e dormissem no campo todas as noites por segurança.

“Não podemos ouvir esse plano; nunca o faria; vamos amamentar dia e noite; devemos estar em nosso posto ”, escreveu um.

Freiras e padres mudaram-se entre os cerca de 20.000 mênfios que permaneceram na cidade. Ele confortou os moribundos, tentou ajudar os doentes e acolheu muitos órfãos. O reverendo Charles Carroll Parsons, reitor da Grace Episcopal Church em Memphis, que escreveu a Quintard cinco dias antes de morrer, chamou as irmãs de “filhas destemidas e inescrupulosas de um amor divino”.

Em setembro e início de outubro de 1878, a febre amarela dizimou a cidade e o grupo que trabalhava fora da catedral. Parsons, um ex-comandante de artilharia do Exército dos Estados Unidos que defendeu o tenente-coronel George Armstrong Custer em sua corte marcial em 1867, morreu em 6 de setembro. Três dias depois, Constance, superior de trabalho de Memphis e diretora de escola, morreu. Ele tinha 33 anos. Tecla, a catedral e capela da escola sacristã, que também ensinava gramática inglesa e latina, morreu no dia 12 de setembro. Irmã Ruth, uma enfermeira da Trinity Infirmary em Nova York que veio para ajudar, e o reverendo Louis S. Schuyler, reitor assistente recém-ordenado na antiga paróquia Parsons, Igreja dos Santos Inocentes, Hoboken, NJ, morreram em 17 de setembro. Irmã Frances, uma freira recém-professa encarregada do orfanato da Igreja da Ordem, faleceu em 4 de outubro.

Todos os seis estão enterrados próximos um do outro no histórico Cemitério Elmwood da cidade, um dos primeiros cimentadores

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Tradução pelo Google em 04/09/2020

5 de setembro – Teresa de Calcutá

set 02 2020

5 de setembro – Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) foi uma missionária católica macedônia, famosa por seu trabalho de ajuda às populações carentes do Terceiro Mundo.

Logo cedo descobriu sua vocação religiosa. Com dezoito anos entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto. Criou a Congregação Missionárias da Caridade.

Dedicou toda sua vida aos pobres. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi Beatificada pela igreja católica em 2003 e canonizada em 2016.

Infância e Juventude

Agnes Gonxha Bojaxhiu, conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nasceu  em Skopje, na Macedônia, no Sudeste da Europa, no dia 26 de agosto de 1910.

Foi educada numa escola pública da atual Croácia. Ingressou na Congregação Mariana. Com o consentimento dos pais, no dia 29 de Setembro de 1928, entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, em Dublin, Irlanda.

O seu sonho era ir para a Índia, onde faria um trabalho missionário com os pobres. Em 24 de maio de 1931, fez votos de pobreza, castidade e obediência, recebendo o nome de Teresa.

Da Irlanda, Irmã Teresa partiu para Índia. Foi enviada para Darjeeling, local onde as Irmãs de Loreto possuíam um colégio.

De Darjeeling a Irmã Teresa foi para “Calcutá” onde passa a ensinar História e Geografia no Colégio de Santa Maria, da Congregação de Nossa Senhora do Loreto.. Mais tarde foi nomeada diretora.

Chamado Para a Caridade

Em setembro de 1946 durante uma viagem de trem, ouviu um chamado interior que a fez decidir abandonar o noviciado e se dedicar aos necessitados.

Depois de apresentar seu plano, recebeu a autorização do Papa Pio XII, no dia 12 de Abril de 1948. Embora deixando a congregação de Nossa Senhora de Loreto, a Irmã Teresa continuava religiosa sob a obediência do arcebispo de Calcutá. Só em 08 de Agosto de 1948 ela deixou o colégio de Santa Maria.

Madre Teresa dirigiu-se para Patna, para fazer um breve curso de enfermagem. Em 21 de dezembro obtém a nacionalidade indiana. Data em que a irmã reuniu um grupo de cinco crianças, num bairro pobre e começou a dar aula.

Pouco a pouco, o grupo foi aumentando. Dez dias depois eram cerca de cinquenta crianças. Tendo abandonado o hábito da Congregação de Loreto, a Irmã Teresa usava um sari branco (roupa indiana), debruado de azul e colocava no ombro uma pequena cruz.

 

As missionárias visitavam os abrigos levando, mais que donativos, palavras amigas e as mãos sempre prestáveis para qualquer trabalho.

Congregação Missionárias da Caridade

Em 19 de março de 1949, as vocações começaram a surgir entre as suas antigas alunas do colégio. A primeira foi Shubashini. Filha de uma rica família, disposta a colocar sua vida ao serviço dos pobres.

Outras voluntárias foram se juntando ao trabalho missionário. Mais tarde chamadas de “Missionárias da Caridade”. Em 1949, a constituição da irmandade, começou a ser redigida.

A Congregação de Madre Teresa, foi aprovada pela Santa Sé em 07 de outubro de 1950. Em agosto de 1952, é aberto o lar infantil Sishi Bavan (Casa da Esperança) e inaugurado o “Lar para Moribundos”, em Kalighat, auxiliando pobres, doentes e famintos.

A partir dessa data, a sua Congregação começa a expandir-se pela Índia e por várias partes do mundo. Em 1963, em reconhecimento a seu apostolado, o governo indiano concede-lhe a medalha “Senhor do Lótus”.

Prêmios e Honrarias

Em outubro de 1979 a Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

 

No mesmo ano, João Paulo II recebeu a Madre, em audiência privada e a nomeia “embaixadora” do Papa em todas as nações.

Muitas universidades lhe conferiram o título “Honoris Causa”. Em 1980, recebe a ordem “Distinguished Public Service Award” nos EUA. Em 1983, estando em Roma, sofre o primeiro grave ataque do coração. Tinha 73 anos.

Em setembro de 1985, foi reeleita Superiora das Missionárias da Caridade. Nesse mesmo ano, recebeu do Presidente Reagan, na Casa Branca, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração do país.

Em agosto de 1987, viajou para a União Soviética quando foi condecorada com a Medalha de ouro do Comitê Soviético da Paz. Em agosto de 1989, realiza um dos seus sonhos, abrir uma casa na sua Albânia, sua terra natal.

Em setembro de 1989, sofre o seu segundo ataque do coração e recebe um marca-passo. Em 1990, pede ao Papa para ser substituída no seu cargo, mas volta a ser reeleita por mais seis anos, até 1996.

Morte

Madre Teresa de Calcutá faleceu no dia 05 de setembro de 1997, depois de sofrer uma parada cardíaca. Seu corpo foi transladado ao Estádio Netaji, onde o cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, celebrou a Missa de corpo presente.

O mesmo veículo que, em 1948, transportara o corpo do Mahatma Gandhi foi utilizado para realizar o cortejo fúnebre da “Mãe dos pobres”. Em 19 de outubro de 2003 Madre Teresa de Calcutá é beatificada pelo Papa João Paulo II. No dia 4 de setembro de 2016 foi canonizada, pelo Papa Francisco.

Frases da Madre Teresa de Calcutá

  • “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”
  • “É fácil amar os que estão longe, mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.”
  • “Temos que ir a procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.”
  • “Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.”
  • “Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.”

 

Fonte: e-biografia

19 de julho Fundação da TSSF da Comunidade Americana

jul 16 2020

19 de Julho

FUNDAÇÃO DA TSSF (1917)

DA COMUNIDADE AMERICANA

 

            A Comunidade Americana da Terceira Ordem Secular começou em 19 de julho de 1917, com o investimento de dois noviços na Capela de Nossa Senhora e Santa Clara, localizado no Convento de Nossa Senhora, Amparo dos Cristãos, 1627 Freeman Avenue, Cincinnati, Ohio (o primeiro convento das Clarissas Pobres). O Pe. Joseph, nome em religião de Claude Crookston (ver 07 de março), presidiu a liturgia na presença dos noviços recentes das Ordens Primeira e Segunda. Até 30 de dezembro de 1917, dezoito homens e mulheres tinham se tornado noviços em nossa Terceira Ordem. Enquanto isso, as tentativas dos frades e freiras falharam até 1919 e 1922, respectivamente, quando seus modos de viver foram estabelecidos permanentemente. Dos primeiros dezoito Terciários, alguns perseveraram, outros não, mas a Terceira Ordem tem desenvolvido constantemente sua vida e compreensão da vocação franciscana. Por convite dos Reverendos Cezar Alves de São Paulo e Francisco Sales de Recife no outono de 2001, a Comunidade Americana da TSSF foi estendida para incluir o Brasil.

 

Coleta: O Deus, nós te agradecemos por ter acrescentado à Sociedade de São Francisco uma Terceira Ordem, dedicada a teu serviço. Concede, nós te rogamos, que, sendo reunidos num espírito de amor e unidade,  nós teus servos possamos glorificar teu santo nome seguindo o exemplo de São Francisco e ganhar outros a teu amor, por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

2 de Set – Mártires de Nova Guiné

ago 30 2013

martires-da-comunhao-anglicanaTexto do Revmo. Bispo D. Orlando S. Oliveira – IEAB:

“Quanto a sua questão sobre a calendário menor designado para o dia 2 de setembro Mártires na Nova Guiné tenho a informar o que segue:

    Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, os missionários cristãos da Nova Guiné sofreram imensamente nas mãos dos invasores japoneses.  Oito missionários e dois cristãos de Papua Nova Guiné foram mortos pela sua fé em Cristo, e, com razão, se contam entre inúmeros mártires cujo exemplo desde sempre encorajou a Igreja.

    No verão de 1942, as forças imperiais japonesas invadiram a Nova Guiné, no Pacífico, onde hoje temos uma Província da Comunhão Anglicana com 5 dioceses e cerca de 200 mil anglicanos. Fica um pouco ao Norte da Austrália. A ordem dos invasores foi de que todos os brancos  fossem evacuados para a  costa norte da Ilha, mas um número de missiona’rios anglicanos decidiu ficar com os seu povo cristão o máximo tempo possível. A sua fidelidade e seu amor pelo seu povo lhes custou o martírio.

    Entre os mártires estavam Lucien Tapiedi, um catequista nativo e Vivian Redlich, um presbítero nascido na Inglaterra. Conta-se que ele, Vivian, tinha uma permanente “visão do Cristo ressuscitado” e esta visão lhe deu coragem de permanecer na sua missão junto com o povo quando as forças japonesas aportaram a Nova Guiné. Ele celebrou a Santa Eucaristia com sua congregação pela última vez, e entrou na floresta. Lá ele juntou-se  a outros cinco missonários.  Entre os quais estava o catequista nativo Lucien Tapiedi, que por seu trabalho entre seu povo o tornou um verdadeiro apóstolo de Cristo.  Liderados por ele embrenhados na selva, tentaram chegar a costa, mas foram emboscados e capturados por nativos colaboracionistas. Lucien Tapiedi colocou-se a frente de todos tentando salvar os companheiros,mas foi morto.  E alguns dias depois os seus companheiros foram capturados, decapitados e seus corpos jogados no mar.

    May Hayman e Mavis Parkinson eram duas misionárias anglicanas na região de Gona da Ilha. May Hayman era noiva de Redlich.  Quando o exército invasor japones desembarcou perto de onde ficava sua missão, estas duas mulheres embrenharam-se na selva.  Depois de algum tempo encontraram outros companheiros refugiados. Tentaram cruzar as montanhas em segurança para chegarem ao porto de Moresby.  As duas escaparam de uma emboscada que prendeu o resto dos companeiros.  Mais tarde elas foram capturadas e mortas pelos invasores japoneses.

    Nenhum destes mártires na Nova Guiné morreu em vão, pelo seu exemplo eles alimentaram um Igreja muito forte na Nova Guiné. Este Igreja alegra-se em celebrar a cada ano a vida destes mártires anglicanos, pois seu testemunho deu ao povo um enorme desejo de proclamar a Cristo, e a missão cristã continua crescendo por lá, nesta província da Comunhão Anglicana”.

Colaboração do Revmo Bispo D. Orlando S. Oliveira – IEAB

7 de setembro – DIA DA PÁTRIA

maio 28 2013

bandeira-do-brasilDia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Leituras para o dia (anos A,B e C): Salmo 145 ou 145:1-9; Dt.10:17-21; Hb.11:8-16; Mt.5:43-48

Leituras paras o dia (anos 1 e 2): Manhã: Salmo 33; Eclo.10:1-8,12-18; Tg.5:7-10. Tarde: Sl. 107:1-32; Miq.4:1-5; Ap.21:1-7.

Próprio: Ó Onipotente Senhor, criaste todos os povos da terra para a tua glória, a fim de te servirem em liberdade e paz; concede ao povo de nosso Pais o zelo pela justiça e a virtude da moderação e da paciência, para que usemos a nossa liberdade conforme a tua benigna vontade; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Prefácio da Santíssima Trindade: Porque, com teu Unigênito Filho e o Espírito Santo, Três Pessoas, um só Deus, és Senhor eterno e soberano, digno de adoração e de honra pelos séculos dos séculos.

 

Fontes: LOC e Wikipedia.